5 dicas para alavancar as vendas no Dia das Crianças

A pouco menos de dois meses do Dia das Crianças, o comércio já precisa se organizar para aproveitar ao máximo as oportunidades trazidas pela data comemorativa. 

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), em 2021 as vendas no Dia das Crianças cresceram 25,9% nos shopping centers de todo o Brasil em relação a 2020. Para este ano, as expectativas também são positivas. 

Nesse cenário, os donos de negócios precisam estar atentos para aproveitar ao máximo o aumento da demanda. Pensando nisso, listamos cinco estratégias que podem te ajudar a vender mais no Dia das Crianças. Confira: 

 

  • Estimule os sentidos

 

Para atrair a atenção das crianças, pode ser interessante oferecer pipoca ou lanches, por exemplo; além de atividades como pintura facial, tatuagem temporária e música. Além de agradar os pequenos, essas iniciativas também costumam ser vistas com bons olhos pelos pais.

 

  • Crie promoções especiais 

 

Além dos filhos, sobrinhos e netos também costumam estar na lista de presentes do Dia das Crianças. 

Se a sua loja preparar um bom combo, será mais fácil conquistar aqueles consumidores que precisam comprar mais de um item — e, de quebra, aumentar o ticket médio do seu comércio. Promoções como “na compra de dois itens, o terceiro é por nossa conta” e “10% de desconto em pagamentos à vista” podem encantar o seu cliente. Faça as contas para entender se essas ofertas são viáveis para o fluxo de caixa da sua empresa nesse momento. 

 

  • Simplifique a comunicação

 

De acordo com um levantamento recente do Facebook, quase 60% das crianças já participam das decisões de compra da família. Isso reforça a importância de praticar uma comunicação voltada a pais e filhos nesta data. Mas, afinal, como fazer isso? 

A melhor estratégia é usar uma linguagem simples, que solucione as principais dúvidas sobre os produtos no seu site ou ponto físico.

 

  • Esqueça os clichês

 

Você já deve ter ouvido que criança não gosta de ganhar roupas, por exemplo. Será mesmo? 

Estudos feitos por lojas de departamento no Reino Unido têm mostrado que as crianças estão cada vez mais certas sobre o que desejam vestir para ir à escola ou passear, por exemplo. 

Por isso, ao longo da campanha, fuja dos clichês e busque conversar diretamente com adultos e crianças para entender se eles gostariam de ver algum objeto específico no seu comércio. Com esse feedback, é possível ir fazendo ajustes ao longo dos dias e até tirar algumas lições para o próximo ano. 

 

  • Prepare uma vitrine interessante

 

Datas comemorativas sempre exigem uma preparação especial das vitrines, sejam físicas ou virtuais. E você? Já sabe quais produtos pretende destacar na sua loja? 

Normalmente, uma boa vitrine combina lançamentos da loja (afinal, tudo o que é novidade tem um apelo maior) e produtos de alta procura. Também é importante apresentar opções com preços diversos, que atendem a todos os bolsos. 

Além disso, pense em organizar sua vitrine para que os itens possam ser vistos facilmente pelas crianças, o público-alvo dessa exposição. Se possível, adapte também a altura das prateleiras e manequins da loja.

Bônus: estruture um plano de divulgação virtual

Entre os jovens menores de 18 anos, quase 70% fazem compras on-line, principalmente por meio de smartphones. Por conta da praticidade, essa opção também caiu no gosto dos adultos. 

Com isso em mente, crie estratégias para atingir seu público, sejam os adultos ou as crianças. É fundamental manter sua empresa ativa nas redes sociais, atualizar as publicações relacionadas à data comemorativa e estudar as melhores formas de interagir com seus consumidores digitais.

Gostou das dicas? Esperamos que elas tenham sido úteis para você. 

E lembre-se: além de estimular o consumo, datas comemorativas são uma ótima chance de atrair clientes que, se tiverem uma boa experiência com o seu negócio, podem voltar o ano todo. Aproveite essa oportunidade e bons negócios!

Por ACSP