Uma das maneiras de impulsionar as vendas é fazer com que os clientes passem mais tempo na loja. Assim, eles têm mais contato com as ofertas e as chances de compra aumentam. Por isso, é importante garantir que o ambiente do seu estabelecimento seja agradável, cause uma boa impressão e corresponda às expectativas do consumidor que busca qualidade.

A seguir, destacamos alguns pontos que você deve observar sempre para que o visual do seu comércio mantenha-se interessante e chame a atenção do seu público de maneira positiva. Será que algum deles ainda não está no seu radar e merece mais cuidado? Continue a leitura para conferir!

1. Organize o espaço disponível

O primeiro passo para conquistar um visual interessante para a sua loja é pensar no espaço disponível e fazer, mentalmente, uma divisão do ambiente. Defina em que local você pretende colocar cada coisa e só depois distribua os elementos. A dica parece simples, mas muitos comerciantes preenchem o espaço da loja com os itens disponíveis sem qualquer planejamento. Como resultado, as prateleiras e expositores podem ficar muito abarrotados – o que traz sensação de desorganização – ou “vazios” – fazendo parecer que as mercadorias expostas “sobraram”.

2. Atente-se à comodidade

Em uma loja de roupas, por exemplo, é comum que o consumidor vá acompanhado de alguém que não foi fazer compras, mas vai passar um tempo por lá. Pense no conforto e comodidade dessas pessoas também, e se for possível, planeje um espaço para elas. Assim, o consumidor fica mais à vontade para olhar e experimentar produtos com mais calma – o que é muito importante para que ele feche uma compra.

3. Escolha bem as cores

A decoração da sua loja precisa estar alinhada ao público que você deseja atingir. A escolha das cores é parte importante desse processo, pois interfere bastante no tipo de ambiente que se deseja criar. Se os seus produtos e serviços são voltados ao público infantil, por exemplo, o melhor é usar cores mais chamativas. Mas, se o que você oferece diferencia-se pela sofisticação, o ideal é trazer cores mais sóbrias, como tons terrosos, preto ou algumas aplicações em dourado e prateado.

Outra maneira de conquistar uma aparência mais equilibrada é definir cores para compor o sistema visual da sua marca. Para fazer essa escolha, é interessante procurar o apoio de um designer, que te ajudará a determinar as cores que serão predominantes em sua comunicação e formarão a base da linguagem visual da empresa.

4. Facilite a circulação

Na primeira dica, falamos que é importante pensar no espaço disponível antes de preenchê-lo com prateleiras, balcões, gôndolas e afins. Nesse momento, é importante projetar a distribuição dos elementos para que o público possa circular facilmente dentro da loja, evitando acidentes.

Sempre que possível, utilize móveis que não sejam fixos. Isso também permite maior flexibilidade quando for necessário fazer mudanças no layout.

5. Exponha os produtos de maneira estratégica

Para quais produtos você quer chamar mais a atenção? Estes devem ser expostos nas prateleiras sempre ao nível dos olhos. Coloque os mais pesados nas prateleiras inferiores e os mais leves nas partes superiores – outra maneira de evitar acidentes.

Na sua loja as prateleiras e expositores têm tamanhos diferentes? Fique atento para escolher os produtos mais adequados para cada móvel de forma que proporcionem um visual agradável e organizado. Lembre-se: a sua decoração deve ser interessante, mas são os produtos que devem chamar mais a atenção.

O que achou das dicas? Esperamos que elas tenham te ajudado e gerado ideias para aprimorar a sua loja e alavancar as suas vendas!

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Por ACSP