Você já deve ter ouvido falar (ou até dito) que, para o comércio, o ano só começa depois do Carnaval, quando as vendas começam a crescer de forma mais significativa. A afirmativa divide opiniões, já que para alguns setores o início de ano também pode ser bastante lucrativo. De qualquer maneira, não dá para negar que os períodos festivos são ótimas ocasiões para impulsionar os negócios – e o Carnaval não é diferente.

O comércio de artigos como fantasias, maquiagens e adereços deve movimentar o setor de varejo neste mês. A estimativa ACSP é de 2% a 3% de aumento no movimento das vendas em relação a 2018, seguindo o ritmo do varejo apresentado nos últimos meses.

Mas a data também é interessante e pode ser aproveitada por comércios de outros segmentos para atrair clientes. Quer saber como? A seguir, preparamos algumas dicas que podem ser úteis para alavancar as vendas na sua empresa neste período. Confira:

1. Visual atrativo

As ações promocionais do seu comércio dificilmente irão atrair uma quantidade expressiva de clientes se não estiverem em evidência. Trabalhe em todos os canais de comunicação para chamar a atenção do público. Em datas festivas, é importante que as lojas física e virtual, e-mails, redes sociais, banners e outros elementos reflitam a identidade da data.

2. Redes sociais

As redes sociais têm sido um canal de comunicação com o público cada vez mais eficaz. Como a sua empresa está aproveitando esse recurso? Se você já utiliza, é hora de intensificar o uso do canal e avaliar a possibilidade de investir em posts patrocinados para aumentar o alcance das suas publicações. Para quem as utiliza com pouca frequência, o momento é uma excelente oportunidade para reativá-las e incentivar as vendas! Não se esqueça de inserir hashtags, e fique atento às que estão sendo mais usadas no momento.

3. Suporte eficiente

Mais do que fazer negócio e faturar, todo empresário precisa ter como objetivo proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente; e cada detalhe é muito importante para alcançá-lo. Lembre-se que datas comemorativas são oportunidades para atrair novos consumidores, e se eles tiverem uma experiência positiva, podem se tornar clientes fiéis por todo o ano.

Em caso de vendas pela internet, por exemplo, preocupe-se em garantir que o produto chegará a tempo e em bom estado, e esteja sempre disponível a oferecer retorno sobre qualquer questão necessária mesmo após a venda.

4. Promoções

Promoções são ótimas formas de atrair novos clientes, recuperar aqueles que abandonaram alguma compra no passado e fidelizar os que compram frequentemente. Já pensou em colocar em prática alguma ação diferente neste Carnaval? Cupons de desconto e descontos progressivos podem ser interessantes.

5. Detalhes especiais

Falamos acima sobre a importância de proporcionar uma boa experiência de compra e que os detalhes podem fazer toda a diferença nesse momento. E, de fato, alguns pontos simples podem agregar mais valor à sua oferta do que você imagina. Se para o Carnaval não for possível oferecer grandes descontos, preparar embalagens especiais que reflitam o sentido da data pode ser uma maneira de surpreender os clientes.

O que achou das dicas? Esperamos que você consiga colocar muitas delas em prática e fazer do seu Carnaval um período muito lucrativo para o seu negócio.

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Por ACSP