5 dicas para vender semijoias e acessórios no Instagram

Quando o assunto é divulgar produtos e serviços pela internet, as redes sociais sempre aparecem como grandes aliadas dos negócios. E, nos últimos anos, o Instagram tem se destacado como um importante canal de vendas. Só no Brasil, a rede social conta com mais de 80 milhões de usuários ativos.

Além disso, o Instagram é a rede em que os seguidores mais interagem com as marcas: 75% dos usuários já visitaram o site ou compraram um produto de uma empresa após terem sido impactados por um post.

Uma de suas grandes características é o apelo visual trazido nas publicações. Isso ajuda a valorizar os anúncios de produtos que se destacam pela beleza — como semijoias e acessórios em geral.

Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para aqueles que vendem — ou pretendem vender — acessórios. Com essas orientações, você pode aproveitar melhor o Instagram para chamar a atenção do seu público e conseguir resultados mais interessantes para o seu negócio. Confira, a seguir:

1 - Defina horário e frequência de publicações

Essa é uma dica que vale para qualquer empresa que deseja usar as redes sociais. Faça testes e descubra em qual período do dia o seu público mais interage com o seu perfil. Então, priorize publicar conteúdos nesse horário.

Além disso, é importante manter uma frequência de publicações para manter a sua página sempre atualizada. Se não der tempo de postar todos os dias, tente publicar pelo menos três vezes por semana.

Mas, atenção: evite postar mais de dois conteúdos no feed por dia. Além de sobrecarregar o perfil, essa prática reduz o alcance das suas publicações. Em outras palavras, os seus posts serão vistos por menos seguidores. 

2 - Publique conteúdo relevante

Se o perfil da sua empresa tiver apenas publicações promocionais, provavelmente o seu público perderá o interesse de acompanhar a sua página. Por isso, é muito importante pensar em maneiras de mesclar divulgação de produtos com a publicação de temas relevantes, relacionados ao que a sua empresa vende.

Na prática, em vez de postar apenas fotos dos acessórios à venda, você pode publicar dicas de como combinar os produtos da loja com diferentes opções de roupas, por exemplo. Essa é uma forma de fazer com que a cliente se identifique com os itens anunciados e fique mais propensa a comprar.

3 - Atenção à qualidade das fotos

O Instagram foi criado para compartilhar imagens. Por isso, ao anunciar produtos, é importante publicar fotos com enquadramentos interessantes e ótima resolução.

Existem aplicativos gratuitos de edição de imagens que podem ajudar a melhorar suas fotos, mas tome cuidado para que a imagem publicada não fique muito diferente da realidade do produto. As fotos podem ser postadas no feed, onde ficam definitivamente, ou nos stories, de onde saem após 24 horas.

Uma alternativa interessante é usar a categoria “destaques” do Instagram e criar uma pasta nomeada “Catálogo”, com fotos separadas de seus principais produtos e seus respectivos preços. Assim, os itens ficarão em evidência no seu perfil.

4 - Use e abuse dos vídeos

Se você tiver boa desenvoltura para falar sobre os seus produtos, publicar vídeos pode ser um caminho muito interessante para atrair a atenção dos seguidores. O Instagram permite a publicação de vídeos de até 60 segundos no feed ou 15 segundos nos stories.

5 - Capriche nos textos

Quem acha que uma página de sucesso no Instagram só precisa de bons vídeos e fotos está enganado. Além disso, é muito importante descrever bem, e de forma clara, todo esse conteúdo.

Nunca publique uma foto ou vídeo sem uma legenda, e lembre-se de que ela precisa ser objetiva e interessante. Outro conselho importante: não tenha medo de mostrar os seus preços nas publicações.

Exibir todas as informações sobre o produto no post é uma maneira de atrair apenas os clientes realmente interessados na compra. Isso melhora a experiência dos seguidores na página e, de quebra, te ajuda a economizar tempo atendendo apenas aqueles que têm a intenção de adquirir um acessório.

Gostou das dicas? Então, é hora de colocá-las em prática e acompanhar os resultados no Instagram. Boas vendas!

Por ACSP