Criada nos Estados Unidos na década de 1960, a Black Friday surgiu como uma data de grandes descontos no varejo americano. Nos primeiros anos, os comércios realizavam promoções por 24 horas, mas com o passar do tempo, esse período se estendeu e transformou-se em uma semana cheia de preços baixos.

Hoje, a data é adotada em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Neste ano, ela será celebrada no dia 23 de novembro, e representa uma oportunidade valiosa para lucrar mesmo cobrando preços baixos. Segundo estimativa da Ebit|Nielsen, só o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday 2018, um número 15% maior do que em 2017.

E você? Já sabe como aproveitar a data para vender mais? Listamos algumas estratégias que vão te ajudar. Leia!

1) Prepare-se para o aumento da demanda

Se você deseja vender mais durante a Black Friday, precisa garantir que o seu negócio estará preparado para o aumento da demanda: certifique-se de que o estoque dos produtos que entrarão em promoção esteja bem abastecido e, a sua equipe de vendas, apta a atender mais clientes.

2) Não ofereça descontos “maquiados”

No Brasil, durante a Black Friday algumas empresas não concedem ofertas muito atrativas ou vendem produtos e serviços com os valores originais como se fossem descontos. Graças a essa prática, a data chegou a ser apelidada pelos consumidores como “Black Fraude”, e agora os clientes estão ainda mais atentos aos preços. Lembre-se: além de não atrair o público, falsos descontos podem ser prejudiciais à reputação do seu negócio.

3) Invista em divulgação on-line

Vídeos e anúncios digitais estão em alta. Que tal aproveitar essas tendências? O seu comércio já está sendo visto na internet? Mantenha o site e redes sociais do seu negócio atualizados e aproveite esses canais para anunciar suas ofertas ao público.

4) Planeje a sua campanha

Já parou para pensar que a Black Friday pode ser o seu primeiro contato com muitos clientes? Então não perca tempo! Planejar com antecedência é importante para que qualquer ação funcione, então, capriche na sua campanha e comece a organizar suas ideias. Sobre quais produtos você pretende oferecer desconto? E quanto pretende baixar os preços? Já sabe como vai divulgar as promoções e qual público pretende atingir? Chegou a hora de se preparar!

5) Trabalhe com os produtos mais desejados

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, e muitos consumidores passam o ano inteiro esperando que ela chegue para comprar coisas que desejam muito. Um dos maiores erros dos comerciantes é aproveitar a ocasião para simplesmente diminuir os preços de produtos encalhados no estoque, pelos quais ninguém se interessou.

Se você realmente quer atrair novos clientes e fidelizá-los, use a Black Friday para oferecer o que a sua empresa tem de mais interessante. Nesse período, muitos comércios estão preparando ofertas atrativas, e se você não fizer o mesmo, vai acabar ficando para trás.

 

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Por ACSP