Com a proximidade do Natal, a data comemorativa mais rentável para o comércio, muitas lojas já estão se preparando para atrair novos clientes e vender mais. Já começou o seu plano de ação para garantir um fim de ano lucrativo?

Para que qualquer estratégia funcione e o seu negócio atinja os resultados esperados, é preciso definir com antecedência o que você deseja fazer e avaliar com cautela se os seus planos são viáveis.

Separamos alguns pontos importantes que devem ser considerados para fazer sucesso nessa data tão especial. Fique atento às dicas!

1. Defina o seu objetivo

As empresas podem aproveitar datas comemorativas para diferentes finalidades. Qual é o seu objetivo? O primeiro passo é definir com clareza se você deseja, por exemplo, reduzir o estoque parado, atrair a atenção dos consumidores para produtos específicos ou trazer novos clientes. Com essa informação, fica mais fácil elaborar as ações da sua campanha.

2. Planeje o volume de vendas desejado

Saber o quanto você pretende vender e em quanto tempo espera que isso aconteça ajudará a definir quais produtos serão os destaques das suas ações promocionais e o percentual de desconto que será concedido para cada item. O momento de fazer projeções também requer muita atenção, pois irá direcionar a composição do seu estoque.

Para orientar os seus cálculos, lembre-se de considerar o número de vendas dos outros anos, caso já tenha realizado ações anteriormente, e prepare-se para atender uma demanda maior que a do dia a dia. Se você aposta no produto A e pretende oferecer um desconto mais atrativo sobre ele, considere a possibilidade de dar mais espaço para esse item no seu estoque. Antecipar recebíveis é uma alternativa interessante para levantar capital de giro e abastecer a sua loja.

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3. Escolha uma estratégia

Em datas comemorativas, algumas estratégias comuns funcionam muito bem para alavancar as vendas. Você pode, por exemplo, oferecer descontos apenas para uma categoria de produtos e colocá-los em evidência na sua loja ou abaixar os preços de todos os artigos do comércio. Avalie a possibilidade de oferecer os produtos mais interessantes da sua loja com condições especiais para os consumidores; afinal, o Natal é uma oportunidade de atrair novos clientes que podem se tornar fiéis durante os próximos anos – e não apenas em datas especiais.

4. Atenção ao lucro!

Ganhar clientes novos oferecendo descontos expressivos é muito legal, mas, infelizmente, nem sempre é possível. Movidos pelo desejo de atrair um grande público, alguns empreendedores cometem um erro comum: abaixar os preços sem levar em conta a margem de lucro necessária para manter as finanças do negócio em ordem.

Se a sua empresa não pode oferecer descontos no período natalino, use a criatividade para atrair clientes de outras formas: você pode inovar caprichando na decoração da sua loja, oferecendo a opção de parcelamento de compras, sorteios de produtos etc. Possibilidades não faltam!

5. Comunique as suas novidades

Depois de definir as ações para o Natal, também é preciso planejar para quem elas serão destinadas. O foco da sua empresa será reativar clientes antigos ou conquistar novos? Idade, sexo e perfil de consumo do seu público são noções importantes que vão influenciar tanto no tipo de produto que será oferecido quanto nos canais que você deverá usar para atingí-los e mostrar as novidades preparadas para o fim de ano.

E-mail marketing, mídias sociais, veículos de comunicação regionais... Quais canais são os mais adequados para impactar o seu público? Mais uma vez, é válido relembrar ações antigas. Assim, é possível perceber o que já funcionou ou não para o seu negócio e realizar uma ação mais assertiva.

 

Gostou das dicas? O Natal está chegando e pode trazer resultados impressionantes para o seu negócio, então não perca tempo e comece já a colocá-las em prática!

 

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Por ACSP