Estimular o desenvolvimento intelectual dos funcionários tem sido uma prática cada vez mais comum nas empresas — e não apenas nas de grande porte. Isso porque esse tipo de investimento, que vai desde a organização de treinamentos práticos ao apoio para a realização de cursos de graduação, tem gerado resultados interessantes para os profissionais e para os negócios.

Outro fator tem contribuído para que os gestores encorajem as equipes a buscar mais conhecimento: a vantagem competitiva. É que, com funcionários mais qualificados, a empresa passa a contar com mão de obra mais preparada para inovar e diferenciar a qualidade dos serviços em relação à concorrência.

Mas esses são apenas alguns dos benefícios de investir na educação de funcionários. Ao longo do texto, listamos outros cinco para você. Confira:

1 - Aumento da produtividade

Um dos grandes motivos para investir na capacitação de funcionários é a melhoria na produtividade da empresa. Quanto mais conhecimento teórico e técnico tiver o profissional, mais facilidade ele encontrará para desenvolver suas atividades — e, de quebra, compartilhar o que sabe com os colegas de equipe.

Além disso, estimular a aprendizagem contínua também é uma forma de reter os talentos e valorizar os profissionais. Tudo isso contribui para desenvolver um ambiente de trabalho mais agradável e aumentar a motivação dos trabalhadores.

2 - Melhoria dos níveis de qualidade

Grande parte do sucesso de uma empresa depende da qualidade do trabalho de seus funcionários. Uma equipe de profissionais com mais conhecimento aumenta o nível de qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo negócio.

3 - Vantagem competitiva

Como já mencionamos, uma empresa com funcionários mais preparados está um passo à frente da concorrência e tem mais chances de oferecer produtos e serviços com mais qualidade ao público.

Além disso, investir no desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte da sua empresa custa menos do que contratar pessoas que já possuem essas habilidades.

Por isso, fazer com que os funcionários permaneçam na empresa e ganhem conhecimento para desenvolver uma carreira dentro dela é uma estratégia inteligente.

4 - Integração da equipe

Quando vários funcionários são capacitados ao mesmo tempo — seja por meio de workshops, palestras, cursos livres entre outros —, eles passam a ter mais assuntos em comum.

Essa semelhança estimula a troca de experiências e, mais uma vez, quem ganha é a empresa, que passa a contar com uma equipe mais integrada e interessada em aprender.

5 - Colaboradores mais motivados

O conhecimento permite que o trabalho seja feito com mais qualidade, o que melhora o retorno para a empresa e os feedbacks positivos para os funcionários. Como consequência, os colaboradores passam a se sentir mais motivados e engajados.

Normalmente, quando percebem que estão fazendo um bom trabalho, os profissionais tendem a se esforçar ainda mais para continuar aplicando os conhecimentos adquiridos. Isso também está relacionado ao interesse de investir na própria carreira e se desenvolver individualmente — o que é um grande estímulo para se trabalhar melhor.

E mais: esse tipo de ação estreita a ligação do funcionário com a empresa e reforça a retenção de talentos. Lembre-se: quando um colaborador tem o seu desenvolvimento intelectual valorizado, ele percebe que não é apenas um número, mas, sim, uma peça valiosa para a empresa.

Investir na educação de funcionários é uma oportunidade de desenvolvimento profissional para o trabalhador e, também, de crescimento para a empresa — independentemente do seu setor de atuação ou porte.

E você? Tem desenvolvido algum projeto nesse sentido? Se não, um caminho interessante é buscar instituições que oferecem cursos de capacitação alinhados às necessidades da sua empresa e que podem despertar o interesse dos seus funcionários.

A Faculdade do Comércio de São Paulo têm diversos cursos voltados à qualificação inteligente do varejo. A instituição oferece opções de cursos livres, mais econômicos, rápidos e específicos, e de graduação, com grade curricular completa e preços acessíveis. Clique aqui e conheça mais sobre a universidade e os descontos especiais para você.


Por ACSP