Relacionamento é uma palavra-chave no mundo dos negócios. Por meio de uma rede de contatos forte, o empreendedor conquista parcerias comerciais, compartilha ideias que podem ser importantes para o desenvolvimento da empresa e criam oportunidades de negócios. Esse tipo de relacionamento é chamado de networking.

O nome pode até ser complicado para alguns, mas, na prática, manter relacionamentos não é tão difícil assim. Confira as dicas que preparamos para você ampliar e cuidar da sua rede de contatos:

1. Retome contatos antigos

Possivelmente, alguns contatos já passaram pela sua vida e se perderam em algum momento. Que tal resgatá-los? Ao retomar a conversa com um velho amigo, você pode, por exemplo, conhecer um contato dele que trabalha na sua área e pode se tornar um parceiro. Isso vale para colegas de faculdade, amigos de escola, ex-chefes e até antigos vizinhos com quem você tinha amizade. Hoje, encontrar essas pessoas ficou mais simples, já que temos diversas redes sociais à disposição.

2. Explore assuntos em comum

Depois de encontrar as pessoas com quem você deseja voltar a ter contato, procure histórias comuns e resgate assuntos que faziam vocês se divertirem. Mas, calma: para evitar qualquer desconforto, não tente fazer isso com pessoas com quem você não tinha intimidade ou chegou a ter algum desentendimento.

3. Aposte no contato cara a cara

A tecnologia tem se desenvolvido de maneira tão rápida e intensa que algumas pessoas já encontram dificuldades para fazer negociações e conduzir um diálogo pessoalmente. De fato, precisamos aproveitar as facilidades que a modernidade oferece, mas fora das mídias sociais também é necessário fazer networking. Esse tipo de contato, inclusive, gera mais proximidade, e o tempo gasto nesses encontros é um ótimo investimento.

Você pode, por exemplo, encontrar um antigo colega em um restaurante. Em situações como essa, a dica é ir até ele, sim, e se apresentar para que ele se lembre de você. Nesse momento, aja com gentileza e note se a sua atitude não está incomodando ninguém. Ao menor sinal de constrangimento, peça desculpas pelo incômodo e retire-se para não forçar a barra.

4. Avalie se há interesse mútuo

Qualquer relacionamento só cresce quando ambas as partes estão interessadas que isso aconteça. Então, se você perceber que não há reciprocidade de entusiasmo, desista e parta para outra. Isso também vale para pessoas por quem você não tem interesse. O melhor é sempre se concentrar em relacionamentos agradáveis para os dois lados.

5. Tenha cautela com desconhecidos

Já imaginou como seria estranho se, de repente, você recebesse a ligação de um desconhecido dizendo logo de cara o quanto você é legal ou que adora o seu trabalho? O primeiro contato com alguém – seja pessoalmente, por telefone ou na internet – exige cautela. Com calma e de maneira respeitosa, você deve explicar quem é, o que faz, como e por que chegou àquela pessoa. Bom senso é primordial para fortalecer seu networking.

6. Mantenha a rede de contatos ativa

Você já percebeu que uma pessoa só te procurava para pedir algum favor? Se sim, provavelmente deve ter se sentido incomodado passado a enxergar aquele indivíduo de uma maneira negativa.

Já falamos que um relacionamento deve ser interessante para ambas as partes; logo, todos devem ter algo a oferecer – mesmo que seja uma simples conversa de vez em quando. A sua rede de contatos deve ser alimentada sempre, e não apenas quando você precisa de alguma coisa. Quem lembra dos parceiros só para pedir ajuda certamente perde pontos – e a gente sabe que isso é exatamente o oposto do que você busca, né?

O que achou das nossas dicas? Esperamos que você consiga colocar todas em prática e fortalecer o seu networking com ótimos contatos.

E, já que esse é o seu objetivo, visite o Portal de Ofertas e Negócios da ACSP! Nele, empresas associadas anunciam gratuitamente seus produtos e serviços que podem facilitar a rotina de outras empresas, e quem compra tem condições especiais. Todos os negócios são feitos entre membros da Comunidade de Empreendedores ACSP, o que é uma ótima oportunidade para você fazer novas parcerias e ativar seu networking! O que você está esperando para conhecer?

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por ACSP