6 Vantagens da gestão de estoque na nuvem

A tecnologia E-Cloud está cada vez mais disseminada em todas as áreas e trazendo benefícios para os negócios. Também chamada de Cloud Computing, ou Computação em nuvem, ela é um sistema onde todos os seus arquivos são salvos em um banco de dados na internet.

Hoje em dia, muitas rotinas das empresas podem ser executadas e administradas online, com participação de diversos agentes e gestores em diferentes locais.

O controle de estoque é uma das operações que pode ser feita na nuvem e que ganha uma série de pontos positivos ao ser executada deste modo. Vamos lhe mostrar algumas vantagens que a gestão do estoque na nuvem pode trazer para o seu negócio:

1 – Gera redução de custos

O sistema online proporciona uma visão mais ampla do estoque e permite um controle mais rígido e eficiente, sem compras de produtos em excesso ou desperdícios desnecessários. Só com isso ele já traz redução de custos!

Mas existem ferramentas ainda mais apuradas, como a de alerta de estoque mínimo, que avisa quando um determinado produto atinge a menor quantidade que deveria ter em estoque e precisa ser reposto.

Com essa informação, o empreendedor pode até antecipar sua compra com o fornecedor e negociar um valor menor, o que reflete diretamente da diminuição dos gastos gerais da empresa.

2 – Ajuda na escolha dos fornecedores

Falando em fornecedores, um sistema de ERP online pode ajudar o empresário até a identificar quais estão fazendo as entregas no prazo correto e quais comentem muitas falhas.

Isso porque, com um software na nuvem que faz a gestão do estoque é possível ter ferramentas no controle de compras que mostram quando o cliente fez o pedido de produtos ao fornecedor e qual a data combinada para a entrega da mercadoria.

Depois, o próprio sistema avisa se o prazo foi ou não cumprido e se todos os produtos pedidos foram de fato entregues. Com isso, é possível avaliar se o atendimento do fornecedor é eficiente ou se vale a pena buscar uma alternativa.

3 – Evita parada de produção

Uma ferramenta como o alerta de estoque mínimo no sistema online também pode evitar que as máquinas de produção fiquem paradas porque acabou uma matéria-prima.

O sistema permite que o empresário identifique qual a quantidade realmente usada em uma determinada produção e deixa o estoque real sempre atualizado no software.

Assim, baseado na ficha técnica com os detalhes de fabricação do produto, o sistema já provisiona as quantidades de matéria-prima necessárias para gerar o produto final e identifica se o estoque possui a quantidade necessária ou se algum insumo está em falta.

4 – Melhora o planejamento de vendas

O controle de estoque na nuvem permite saber exatamente o que entra e o que sai do estoque em tempo real.

Assim, se você observa que um produto específico tem muita procura, consegue fazer mudanças de rumo rápidas no planejamento de vendas.

E pode colocar em prática os ajustes necessários sem perder tempo e dinheiro.

5 – Possibilita o compartilhamento entre áreas

O estoque não é uma área isolada da empresa e precisa estar conectado com os demais setores, para que as informações sejam integradas com agilidade e eficiência para todos os demais processos.

Um ERP na nuvem faz essa integração mesmo entre áreas que estejam em diferentes locais da empresa, já que o sistema online pode ser acessado de qualquer lugar conectado à internet e no momento mais conveniente para o usuário.

6 – Garante um armazenamento seguro

Na tecnologia Cloud Computing os dados não ficam armazenados nos computadores da empresa, correndo os mais variados riscos. Eles ficam em servidores na internet, com elevado nível de segurança.

As informações podem ser acessadas pela internet com login e senha, de qualquer lugar. E não são todas perdidas caso aconteça algum problema no escritório da empresa, por exemplo.

Na nuvem, os dados do estoque estão sempre disponíveis, sem precisar fazer aquelas antigas cópias de segurança regulares.

Sistema de gestão simples e eficiente!

Conheça o myrp, tudo o que sua empresa precisa.



Quem somos

A Associação Comercial de São Paulo é uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 100 anos se propõe a apoiar e promover as iniciativas empresariais e o empreendedorismo.

Trabalhamos em prol de empresas e empresários que almejam manter competitividade e sustentabilidade em um ambiente de negócios realizador que promove e engaja mudanças positivas. 

Nós atuamos em benefício de nossos associados em intermediações comerciais com parceiros para oferecer produtos, serviços e soluções com melhores condições e custos menores. 

Amplie suas chances de crescer fazendo parte de nossa comunidade. 
COM A ACSP VOCÊ CHEGA MAIS LONGE. Faça Parte!
 

 

Por ACSP