Você já ouviu falar em coworking? É um modelo de trabalho que tem ganhado força entre os empreendedores nos últimos anos. Baseada no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, essa tendência vem conquistando especialmente os profissionais que valorizam a troca de experiências e o contato com pessoas que atuam em diferentes áreas utilizando a mesma estrutura de espaço. Achou interessante?
A princípio, a ideia pode gerar estranheza, mas a desconfiança normalmente é dissipada logo que os empreendedores passam a conhecer as vantagens oferecidas pelos ambientes compartilhados. A seguir, apresentamos seis delas. Confira:
1. Diminuição de gastos
Todas as pessoas que dividem um ambiente de coworking precisam contribuir com as despesas do espaço: aluguel, internet, água, luz, impostos etc. Essa prática propicia uma grande diminuição de custos e, consequentemente, mais lucro para a sua empresa.
2. Facilidade de relacionamento
Fazer networking é muito importante para qualquer negócio chegar mais longe, e quando você compartilha o mesmo espaço de trabalho, consolidar parcerias fica muito mais fácil!
3. Contato com empresas estratégicas
Muitos empreendedores adeptos de espaços compartilhados escolhem o local de trabalho de acordo com os negócios que já existem naquele ambiente, de modo que um serviço complemente o outro e a atração de clientes seja facilitada. Essa atividade é muito comum entre advogados com diferentes especializações, por exemplo. Nesses casos, é possível prestar um serviço mais completo ao público em um só lugar.
4. Ter um endereço comercial
Trabalhar em casa é a melhor opção para muitos empresários, mas uma parcela do público ainda confia mais em profissionais que tenham um endereço comercial. Além disso, trabalhar fora evita situações inconvenientes, como a visita de um cliente em um horário inadequado – afinal, toda empresa precisa ter horários definidos de atendimento.
5. Localização privilegiada
Não é segredo para ninguém que os locais mais movimentados e interessantes para atividades comerciais custam caro, e o investimento nem sempre cabe no orçamento de quem empreende. No entanto, a localização é um fator fundamental para um negócio dar certo.
Os espaços de coworking costumam ser projetados estrategicamente nos melhores pontos das cidades, como nos centros, onde há grande circulação de pessoas e alta demanda por serviços.
6. Aumento da produtividade
Empresários que abrem o próprio negócio em casa precisam de mais disciplina, pois normalmente enfrentam maiores dificuldades para manter a concentração no trabalho. É muito fácil se distrair com a presença da família, com as atividades domésticas ou simplesmente procrastinando, adiando tarefas importantes para fazer outras mais prazerosas e que não trazem resultados – como passar muito tempo assistindo TV. Essas práticas comprometem o desempenho da sua empresa e certamente não trarão os frutos desejados. Trabalhar em um espaço mais “corporativo” pode acabar com o problema e ser a chave para o aumento da sua produtividade.
Percebeu como utilizar espaços de coworking é uma alternativa legal? Essa atitude gera negócios e oportunidades de conhecer parceiros! O Portal de Ofertas e Negócios da ACSP também é um espaço para quem busca parcerias. Nele, você anuncia seus produtos e serviços gratuitamente para toda a nossa Comunidade de Empreendedores e ainda encontra soluções que facilitarão a rotina da sua empresa com condições especiais (inclusive espaços de trabalho!). Você já conhece a plataforma? Clique aqui e comece a navegar!
Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!
Por ACSP