7 dicas para implementar um delivery de sucesso em sua empresa

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e a adoção das medidas de isolamento social, muitos comércios se viram obrigados a adotar o delivery para continuar vendendo. 

Outros não aderiram à modalidade de entrega durante a quarentena, mas avaliam a possibilidade de começar agora para oferecer mais comodidade aos clientes. Se esse é o seu caso, confira as dicas que separamos para você implementar um delivery de sucesso no seu negócio: 

 

1 - Faça uma pesquisa na região 

Pesquise a região em que sua empresa se encontra para saber a viabilidade de abrir o delivery no local. Se o seu comércio está em um local já saturado de certo produto, o modelo de entrega a domicílio pode ser um diferencial interessante. 

Além disso, mapeie quais concorrentes oferecem delivery e entenda quais são os seus pontos fortes e fracos para ter ideias antes de implementar o serviço na sua empresa. 

 

2 - Pense em seu cardápio

Se você trabalha com alimentos, deve pensar estrategicamente nos produtos que deseja manter no cardápio para entrega. 

O ideal é continuar com aqueles que não perderão muito a qualidade no transporte até o consumidor, caso contrário, o seu comércio pode acabar transmitindo uma impressão ruim para os novos clientes. 

 

3 - Prepare-se para atender mais pessoas 

A implementação do delivery pode trazer um aumento nas vendas da sua empresa, ou seja, a demanda dos produtos poderá ser bem maior. 

Nesse momento, é fundamental fazer um planejamento interno de quantas entregas pretende realizar  para analisar se será necessário aumentar a equipe que faz o produto ou até mesmo trocar os equipamentos por outros mais eficazes. 

Outra medida de organização interna eficaz é separar os responsáveis pelo delivery, para não haver confusão. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico. 

 

4 - Organize a equipe

É preciso ter alguém responsável por atender os clientes do delivery e anotar os pedidos, colocá-los no sistema e fazer toda a logística de entrega. Dependendo do volume de pedidos, será necessário ter mais pessoas para fazer essa função. É fundamental que essas pessoas sejam organizadas e atentas a detalhes.

 

5 - Teste diferentes embalagens

A apresentação da embalagem pode se tornar um diferencial importante da sua empresa em relação aos concorrentes. Além da imagem positiva transmitida pelo embrulho, uma embalagem adequada ajuda a preservar os produtos transportados e faz total diferença na experiência do cliente. 

Priorize materiais que não rasguem, amassem ou quebrem com facilidade. Pensando nos alimentos entregues em delivery, é preciso que as embalagens preservem ao máximo a temperatura e aparência dos alimentos. 

 

6 - Forme uma boa equipe de motoboys 

Sua empresa vai precisar de uma excelente equipe de entregas, afinal, um profissional bem treinado fará um serviço de excelência e contribuirá diretamente com a satisfação dos clientes.

Os motoboys podem ser próprios da empresa ou contratados por uma terceirizada e isso irá depender da sua região e de sua demanda. Em áreas menores, vale a pena investir em frotas próprias e contratar entregadores exclusivos.

Por outro lado, se a área e a demanda forem grandes, o indicado é que sejam entregadores terceirizados, para que o preço do serviço fique mais baixo. Coloque tudo na ponta do lápis antes de escolher o modelo que a sua empresa irá adotar para não comprometer sua margem de lucro nem aumentar demais o valor final para o consumidor. 

 

7 - Determine uma taxa de entrega justa e viável

Nada de querer lucrar sobre a entrega: o preço da taxa de entrega deve cobrir apenas as despesas relacionadas à entrega, ou seja, manutenção dos veículos, embalagens e pagamento dos entregadores. 

Vale lembrar que essa taxa de entrega não deve ser embutida no preço dos alimentos. O valor do serviço deverá ser informado no momento de realização do pedido. 

Com essas dicas, já dá para ter uma boa noção dos cuidados necessários para implementar um delivery e conseguir melhores resultados, não é mesmo? Desejamos que essa nova fase seja um sucesso para o seu negócio!

Por ACSP