Incentivar a equipe e manter os funcionários motivados é um dos grandes desafios do empreendedor. Mas, quando o objetivo é alcançado, o resultado é muito positivo: colaboradores felizes são mais produtivos e contribuem para que a rotina na empresa se torne mais tranquila.

Quando ouvem falar do assunto, muitos empresários pensam que só é possível cuidar do bem-estar da equipe gastando rios de dinheiro. No entanto, existem diversas formas de incentivar os funcionários com ações simples e econômicas, e nós selecionamos algumas. Confira:

1. Lembre os funcionários da importância do trabalho que desempenham

Um dos passos para incentivar os funcionários é fazer com que entendam a real importância do trabalho que eles desempenham para o desenvolvimento da empresa. Quando percebe que trabalha por uma causa maior, o colaborador compreende que seus esforços fazem sentido e suas ações são importantes.

2. Chame-os para dar boas notícias

Muitos empreendedores só lembram-se de conversar com seus funcionários quando precisam dar más notícias. Graças a esse comportamento, muitos colaboradores chegam a ter medo do diálogo com o seu gestor, o que não é nada legal para construir um bom relacionamento.

Faça, também, algumas reuniões – que não precisam ser demoradas – para agradecer bons resultados, fazer elogios e falar sobre conquistas, ainda que tenham sido pequenas. Essa é uma forma de demonstrar que você está atento ao que a equipe produz e sabe reconhecer um bom trabalho.

3. Conheça os seus funcionários

Ouvir o seu funcionário e conhecer as suas preferências é fundamental para saber do que ele gosta e o que o incomoda. De conversas com ele podem sair boas ideias para o desenvolvimento do seu negócio.

4. Proponha desafios e ofereça recompensas

Oferecer desafios simples no dia a dia também é uma forma de incentivar a equipe. E o que podem ser esses desafios? Procurar soluções para um antigo problema da empresa ou bater alguma meta proposta, por exemplo. Como recompensa, os funcionários podem receber um prêmio simples, como um produto da própria empresa. A ideia, aqui, é deixar a equipe engajada no desafio proposto.

5. Incentive a capacitação

Funcionários estagnados tendem a ficar desmotivados. Para evitar que isso aconteça, estimule constantemente o desenvolvimento técnico e intelectual do seu colaborador, sempre mostrando a possibilidade de crescimento na sua empresa. Uma maneira de ajudar a sua equipe nesse processo é levar cursos, palestras e eventos para a empresa. Alguns são gratuitos, on-line e podem trazer resultados incríveis.

 

Conheça a solução da ACSP
para cuidar do seu colaborador!

 

6. Busque parcerias com estabelecimentos próximos

Algumas empresas fazem parcerias com restaurantes, academias e diversos outros estabelecimentos próximos para oferecer descontos aos funcionários. Nesse tipo de acordo, todo mundo sai ganhando: você oferece aos funcionários a possibilidade de aproveitar serviços pagando menos e as empresas parceiras têm a chance de fidelizar novos clientes.

7. Ofereça momentos de descontração

Um ambiente descontraído faz os colaboradores trabalharem mais dispostos, e para proporcionar essa experiência não é preciso, necessariamente, gastar. Quer algumas sugestões? Definir um dia para a equipe usar roupas mais casuais, reservar um espaço para que possam relaxar e tomar um café ou promover encontros semanais para interação são ideias interessantes.

 

O que você achou das dicas? Viu como é possível cuidar da sua equipe com atitudes simples? A ACSP oferece uma solução para você, que se preocupa com os seus colaboradores, mas não pode gastar muito. Confira!

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

Por ACSP