Após conhecermos o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo, chegou a hora de saber como funciona a Secretaria Geral. Lá, são executadas as práticas burocráticas da Presidência da entidade e elaborado o cronograma anual dos órgãos institucionais da ACSP.

Parte desse trabalho envolve o apoio operacional nas reuniões dos Conselhos de Consulta. Você sabe o que são eles? Para entender mais, entrevistamos o Dr. João Carlos Maradei, nosso Secretário Geral.

Os Conselhos funcionam como órgãos de debate e de consulta sobre grandes temas nacionais que impactam na infraestrutura, na economia, no varejo, nas cidades, na indústria, no comércio e nos serviços.

ACSP: Como esses Conselhos são criados?

JM: Sempre por meio de proposta da Diretoria Executiva à Diretoria Plena, que pode tanto criar quanto extinguir esses Conselhos, bem como aprovar os seus regimentos internos.

ACSP: E qual é a importância desses órgãos?

JM: Além de prestar assessoria à própria entidade e servir como uma consultoria para facilitar a tomada de decisões da direção da ACSP, cada Conselho atua como um centro de referência de estudos e debates de temas de relevância nacional em sua área de atuação.

Com reuniões periódicas, esses órgãos têm entre seus membros juristas, tributaristas, políticos, economistas, ministros e ex-ministros, empresários e especialistas nas respectivas áreas de atuação. Todos os integrantes exercem suas funções de forma voluntária.

Além dos estudos e discussões, os Conselhos promovem ações práticas que fomentam o empreendedorismo. É o caso, por exemplo, do Conselho do Varejo, que dá suporte aos comerciantes sobre a Legislação pertinente ao comércio varejista e atua junto às autoridades competentes, fazendo, também, um trabalho de integração entre os associados, principalmente com a participação das distritais da ACSP espalhadas pela cidade de São Paulo.

Clique aqui para saber quais são e o que fazem os órgãos consultivos da Associação Comercial de São Paulo.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

Por ACSP