A VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL E A VITRINE SAMPA

A crise econômica provocada pela pandemia afetou sensivelmente os pequenos negócios. Por outro lado, os consumidores tiveram ciência disso e a empatia para ajudar o próximo, na figura do comerciante do seu bairro, floresceu.

Assim, apelos como “compre do comerciante local”, “compre do pequeno” e “compre de quem faz” proliferaram em muitas embalagens em 2020. O comportamento ganhou escala nas redes sociais, com campanhas e hashtags viralizando, não somente no Brasil.

A ideia de apoiar pequenos negócios já é algo tão presente que grandes marcas também têm se engajado nesse propósito. A campanha #ApoieMarcasLocais, da Rappi, no ar há pouco mais de um mês, surgiu por conta da compreensão de que o momento atual exige espírito de união e colaboração. A ação vai proporcionar diversos benefícios aos consumidores, como descontos de até 40% no aplicativo, além de uma comunicação para ampliar a visibilidade e a experimentação dessas marcas.

Neste sentido, uma ação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) indica que a lógica deve se manter para além da pandemia. Para facilitar a oferta e a procura por itens do varejo de bairro, a ACSP desenvolveu a Vitrine Sampa, plataforma de marketplace gratuita e exclusiva para seus associados alavancarem suas vendas.

Nela, o comerciante, lojista ou prestador cadastra seu produto ou serviço em poucos passos e já começa a vender. “Como entidade representativa do varejo, pensamos em um projeto que pudesse ajudar os pequenos e médios empresários a ingressarem no mundo digital. O projeto amadureceu e hoje se tornou um canal de vendas de produtos e serviços. A Vitrine Sampa vai aproximar os consumidores dos comerciantes de bairro”, diz o vice-presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, idealizador do projeto.

Para ativar a loja na Vitrine é preciso preencher um cadastro com dados como CNPJ ou código de associado, razão social, contatos telefônico e de e-mail. Ao finalizar o cadastro, o associado recebe uma confirmação no e-mail informado e já pode começar a anunciar no site.

A ACSP diz que a plataforma vai reunir uma grande variedade de produtos, incluindo artigos de vestuário, calçados, eletrônicos, acessórios, móveis, produtos de alimentação e muitos outros. A expectativa é promover o fortalecimento do negócio de pequenos lojistas, comerciantes, empreendedores e profissionais liberais de diferentes segmentos. Acesse https://vitrinesampa.com.br/.

 

Por ACSP