ACCredito é a primeira fintech credenciada para operações de repasse de recursos do BNDES

São Paulo, 9 de outubro de 2023. Nesta segunda-feira (9), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) promoveram o evento de credenciamento da Sociedade de Crédito Direto SA (ACCredito) que, agora, está habilitada a realizar operações de repasse de recursos provenientes da empresa pública federal, sendo a primeira fintech autorizada a executar esse tipo de serviço.

Com essa certificação, ela passa a integrar um grupo de mais de 70 agentes financeiros, como bancos comerciais, de desenvolvimento e cooperativos, além de cooperativas de crédito, autorizados a operar com as soluções de crédito do BNDES. Só no ano passado, esse grupo foi responsável por aproximadamente 99% do total de aprovações de crédito para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Ao todo, foram realizadas 225,7 mil operações, totalizando R$ 46,2 bilhões em recursos, o que representou cerca de 91,8% do total aprovado pelo BNDES para empreendimentos desse porte.

“Esse credenciamento é uma importante conquista para a ACCredito, que agora poderá oferecer aos seus clientes acesso aos recursos do BNDES”, diz Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). “Isso possibilitará que as MPMEs atendidas pela fintech tenham mais opções, como, por exemplo, linhas de empréstimo para Energia Limpa e o Turismo Paulista, e maior facilidade para investir em seus negócios e impulsionar seu crescimento”.

A ACCredito, sociedade de capital fechado constituída por ações e controlada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) “que oferta soluções especialmente voltadas para as necessidades de micro e pequenas empresas (MPE), potencializando o papel delas no desenvolvimento socioeconômico, e, desde janeiro 2021, quando começou suas operações, já atendeu mais de 2.200 empresas, com desembolso de R$ 94 milhões nas modalidades de capital de giro, financiamento para investimento, desconto de duplicatas e antecipação de recebíveis de cartão”, segundo o seu CEO, Milton Luiz de Melo Santos.

A instituição financeira é uma plataforma eletrônica, autorizada e supervisionada pelo Banco Central do Brasil, para simplificar a vida dos micro e pequenos empresários paulistas e contribuir significativamente para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.

Com atuação no estado de São Paulo, a ACCredito desempenha um papel importante no apoio às empresas. Por meio da parceria com a FACESP, ela consegue alcançar cerca de 300 mil empresas associadas às 420 Associações Comerciais desse Sistema. Isso amplia o alcance e a relevância dos serviços oferecidos pela companhia, ajudando a impulsionar o desenvolvimento econômico e financeiro dos empreendedores paulistas.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjAXQc4

Por ACSP