O presidente Alfredo Cotait Neto assinou no dia 09/06, o Termo de Compromisso com a Prefeitura de São Paulo para a reabertura parcial do comércio da cidade a partir de quarta-feira, e dos shopping centers hoje, quinta". Foi mais uma grande conquista da ACSP, a única, entre as entidades do comércio que assinaram o Termo, a entregar uma cartilha sanitária completa para o prefeito Bruno Covas e autoridades presentes.
As ações e materiais desenvolvidos pela ACSP na pandemia demonstram mais uma vez seu compromisso em defesa do pequeno e médio empresário e para uma retomada com responsabilidade.
Ainda que gradativa, a reabertura do comércio traz novas perspectivas neste momento de crise e é resultado do diálogo permanente da entidade com o poder público. A criação de protocolos completos de medidas protetivas para colaboradores e clientes do comércio e serviços foi decisiva para sua homologação pela Prefeitura.
Vale aqui enfatizar algumas recomendações:
- Ter como princípio a redução da densidade ocupacional dos ambientes de trabalho em até 35%.
- Evitar abrir os estabelecimentos nos horários de pico onde os sistemas de transportes públicos estejam mais ocupados ou utilizados.
- Uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários e clientes.
- Disponibilizar álcool em gel 70% para uso obrigatório para higienização das mãos.
- Deixar em evidência indicação de distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.
- Manter todas as áreas comuns arejadas com abertura das portas e janelas.
- Higienizar com frequência as áreas comuns bem como todos os sanitários.
- Preservar os grupos de risco em locais adequados e apropriados.
É preciso que o comércio siga estas recomendações para que possamos garantir a retomada até chegarmos à fase de 100% de operação.
Por ACSP