ACSP: Confiança do consumidor sobe em junho, mas finanças do brasileiro não melhora

O Nordeste, no entanto, registrou o mesmo índice pessimista de maio; Norte apresentou queda na percepção de um futuro melhor para a economia

São Paulo, 29 de junho de 2021 – O Índice Nacional de Confiança (INC) de junho da Associação Comercial de São Paulo aponta crescimento da percepção de um futuro melhor do consumidor para a economia, mas o brasileiro continua sentindo no bolso os efeitos da pandemia. O indicador deste mês subiu de 66 para 69 pontos. Ao mesmo tempo que isso aconteceu foi de 56% para 59% o total de pessoas que afirmaram estar insatisfeitas com a situação financeira e com o emprego que tem nos dias de hoje. 

“O brasileiro, de uma forma geral, consegue enxergar um futuro melhor, mas não sente que sua vida melhorou na prática”, disse Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP. Deve-se a isso o fato de que a população está sendo vacinada e que os períodos restritivos para a economia diminuíram em todos os estados. “A confiança deve melhorar nos próximos meses por conta desses fatores se a pandemia for de fato controlada no Brasil”, analisou Solimeo.

Apesar de o índice geral do país apontar que houve melhora, o Norte e o Nordeste não fazerm parte desta realidade. O Nordeste, pelo quarto mês consecutivo, foi a região mais pessimista do Brasil, com 61 pontos. Inclusive este indicador é o mesmo que foi registrado no último mês. Ou seja, não houve melhora na confiança. O consumidor do Norte é o que apresenta o menor sinal de preocupação com a economia, com 76 pontos. Só que chama a atenção o fato de que a percepção na economia por lá caiu de 79 (em maio) para 76 pontos. Nas outras três regiões o registro foi de 83, 71 e 66 pontos (Centro-Oeste, Sudeste e Sul respectivamente), todos com alta. Na pesquisa, não dá para classificar nenhuma região como otimista que se daria, apenas, com indicadores acima dos 100 pontos.

Do total de entrevistados, 39% disseram não se sentirem seguros em relação à segurança de seus empregos, dos de seus familiares ou de seus conhecidos. 

A respeito do consumo, apenas 29% da população está confiante para fazer compras de médio porte como fogão e geladeira e 26%, de porte grande, como casa ou carro.

A pesquisa INC vai de 0 a 200 e mede a visão e a segurança da população em relação ao país, às finanças do brasileiro e prevê o comportamento destas pessoas na hora da compra. Os dados foram coletados com 1.602 entrevistados pertencentes a todas as classes sociais nas cinco regiões do Brasil.

Outras informações sobre a pesquisa podem ser acessadas por meio deste link: Relatório ACSP INC Junho 2021 

 

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Por ACSP