ACSP e ABVTEX discutem igualdade de competitividade com plataformas internacionais

São Paulo, 25 de abril de 2024 - Na quinta-feira (25), o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, reuniu-se com Edmundo Oliveira de Lima, diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). O encontro, realizado com entidades parceiras do Conselho Consultivo da ACSP, teve como pauta a isenção fiscal para compras de até US$ 50 e a busca pela igualdade de competitividade com plataformas de e-commerce internacionais.

Durante a reunião, o diretor-executivo da ABVTEX ressaltou que essa pauta se tornou um dos principais temas discutidos no varejo de moda e nas indústrias da confecção, calçadista e têxtil. Ele também falou sobre as conversas da entidade com políticos e o governo a respeito do assunto, solicitando o apoio da Associação Comercial nessas tratativas.

"A ACSP está à disposição da ABVTEX para ajudar e apoiar as propostas que visam buscar isonomia tributária tanto para o varejo quanto para a indústria com as plataformas de e-commerce internacionais”, disse Ordine.

Lima relatou o trabalho de sensibilização junto aos congressistas que a ABVTEX vem realizando sobre a isenção para compras de até US$ 50 e a igualdade de competitividade. “Estamos numa cruzada de engajamento dos parlamentares em relação ao tema porque havia muito desconhecimento. De alguma maneira, as redes sociais trouxeram um tema como querendo aumentar impostos para os menos favorecidos, que não é a questão. O que a gente está buscando é essa igualdade de condições”.

Ele ainda falou do lançamento da Coalizão Força Setor Têxtil, movimento que reúne cinco frentes parlamentares, diversas entidades de classe do setor, inclusive de trabalhadores. “O nosso setor, reconhecidamente pelo governo, é o mais afetado por essa condição de falta de isonomia tributária”.

Além do presidente da ACSP, participaram da reunião Alfredo Alves Veloza, membro do Conselho Consultivo, Renan Luiz Silva, superintendente de Serviços Institucionais, Guilherme Giussani, coordenador da Câmara de Mediação e Arbitragem (CEMAAC), e Arnédio Bastos, Superintendente Institucional.

Sobre a ABVTEX

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), fundada em 1999, é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBnMzM

Por ACSP