
Nesta quinta-feira (8), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio do seu Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo (COMUS), e a Autoridade Portuária de Santos (APS) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a troca de experiências e informações para o desenvolvimento do projeto “Consolidação do Porto de Santos Concentrador de Contêineres”. O propósito da parceria é fortalecer as vantagens competitivas fundamentais para exportadores e para o Porto, com a racionalização das operações logísticas e a redução da pegada de carbono.
Capitaneado pelo COMUS, a intenção do referido projeto é promover ganhos de competitividade de produtos importados e exportados por meio da maior visibilidade das cadeias de suprimentos, da redução de custos operacionais e dos tempos de trânsito das mercadorias, além da redução das emissões de carbono nas operações portuárias.
Com o ACT, as entidades atuarão para melhorar os processos logísticos com a otimização do uso dos ativos existentes, tais como terminais marítimo-portuários e retroportuários, bem como vias de acesso, veículos e equipamentos. “Tivemos uma oportunidade muito feliz de fazer essa parceria, principalmente para estabelecer essa via de duas mãos entre o usuário, por intermédio da Associação Comercial de São Paulo, e a Autoridade Portuária de Santos. Tenho certeza de que ganharemos muito tempo e, principalmente, simplificará a vida das duas partes”, enfatizou Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP.
Entre os objetivos da ação, estão a racionalização das operações logísticas em percursos porto a porta (desembarques) e porta a porto (embarques) realizadas nas áreas de influência terrestre e aquaviária do Complexo Portuário de Santos, definida pelos serviços alimentadores de cabotagem, além de facilitar a medição e o controle das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) nos percursos, em ambas as áreas de influência. Também é esperada a divulgação, junto aos usuários do Porto, dos avanços das tecnologias de descarbonização.
“Abrem-se enormes perspectivas para o País e, evidentemente, para Santos. Portanto, entendemos que a iniciativa é extremamente promissora e muito importante, enquanto você possa acenar para exportadores e importadores ganhos de competitividade”, destacou José Cândido Senna, coordenador do COMUS. “Ou seja, há a perspectiva de redução de custos e tempo de trânsito de mercadorias, e abre aqui o embrião de um terminal verde, que vai se integrar a corredores verdes em formação no mundo todo por conta dessa importância da descarbonização”.
Com vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período, o Acordo de Cooperação Técnica não gera nenhuma obrigação de remuneração. Na parceria, a APS atuará na interlocução com órgãos governamentais, entidades reguladoras e fiscais, disponibilizará informações institucionais não confidenciais e de interesse público relacionadas às operações do Complexo Portuário de Santos e avaliará, em conjunto com a ACSP, a viabilidade técnica e operacional de propostas relacionadas ao projeto antes de sua implementação, entre outras ações.
Já a Associação Comercial trabalhará na organização de eventos, seminários e reuniões para promover a troca de informações entre seus associados, parceiros e demais stakeholders do comércio exterior, coletará e consolidará dados técnicos e operacionais obtidos de sua rede de associados para subsidiar a Autoridade Portuária de Santos na análise de oportunidades de melhoria nos processos portuários, e atuará como interlocutora junto à comunidade empresarial para identificar desafios, propor soluções e compartilhar boas práticas relacionadas ao comércio exterior.
“Hoje, a boa gestão pública é aquela compartilhada com o privado, principalmente representada pela Associação Comercial de São Paulo. Então, o porto não existiria sem o comércio, tanto para importação como para exportação, e buscarmos, em conjunto, eficiência, principalmente para a movimentação dos produtos industrializados, aqueles que acontecem através dos contêineres”, disse Anderson Pomini, diretor-presidente da APS. “É essencial para que nós tenhamos um porto competitivo e eficiente, e também debatermos a responsabilidade ambiental, a chamada descarbonização do setor portuário”.
Para Pomini, “essa parceria entre Porto de Santos e a Associação Comercial de São Paulo tem o objetivo de projetar um porto olhando para um futuro que busca eficiência, mas com responsabilidade e transição energética. Estamos muito felizes com esse acordo firmado, aqui, hoje”.
Porto de Santos
O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, que responde pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras, movimentou 16,09 milhões de toneladas de cargas em março de 2025, crescimento de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Na movimentação de contêineres, foi registrado, nos três primeiros meses deste ano, um crescimento de 6,9% no número de TEUs movimentados, totalizando 1,36 milhão de unidades. As exportações por contêineres cresceram 10,1%, enquanto as importações subiram 6,9%.
No primeiro trimestre de 2025, o número de atracações de navios no trimestre chegou a 1.407, alta de 1,9%. Os navios de longo curso tiveram crescimento de 1,4%, enquanto a cabotagem manteve o mesmo nível do ano anterior.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjCdya2
Por ACSP - 08/05/2025