São Paulo, 07 de maio de 2021 – A movimentação no varejo paulistano caiu 19,2% em abril comparado a março. O dado é um pouco melhor que o registrado nos primeiros 15 dias do mês, época que se constatou uma variação negativa de 30,7% nas vendas. É o que aponta o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
A queda, como mostra o indicador, é reflexo das medidas restritivas adotadas pelo governo estadual na primeira quinzena de abril. Nas últimas semanas de abril, no entanto, com a entrada do Estado na fase de transição do plano de flexibilização econômica e a abertura das lojas das 11 às 19 horas, houve recuperação de parte destas perdas.
Abril 2021 X abril 2020
A comparação entre abril deste com abril do ano passado aponta melhora. O Balanço de Vendas registrou recuperação de 29,5% daquilo que foi perdido em vendas no primeiro abril da pandemia. Porém, se relacionado este último mês com o mesmo período de 2019, há uma perda de 51,6. “É como se eu tivesse agora recuperado uma pequena parte do que eu perdi lá em 2020 com a crise”, explicou Solimeo. “E que se eu comparar este abril com o de 2019, para termos ideia do atual momento que vivemos, a gente registra uma perda de mais de 50% nas vendas, o que ainda é muito grave para os comerciantes”, emendou.
Dia das Mães
O “Natal” do primeiro semestre do ano, como é conhecido o Dia das Mães, deve dar fôlego ao varejo. A expectativa é de leve recuperação da economia, que será impulsionada pelas compras para a data. Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que 58,6% dos brasileiros pretendem presentear as mães. “Com a abertura mais ampla a partir de 1º de maio, espera-se que as vendas do Dia das Mães apresentem crescimento de 20%”, disse Marcel Solimeo, economista-chefe da entidade. “Se começarmos a ter mais ofertas de vacinas e as restrições ao funcionamento do comércio não aumentarem, acreditamos que poderá continuar ocorrendo uma recuperação do prejuízo dos comerciantes mês a mês”, complementou Solimeo.
OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Tamer Comunicação
Marcelo Picolo, [email protected], (11) 99105-1941
Tercio Braga, [email protected], (19) 99671-4579
Assessoria de Imprensa ACSP
Alan Viana, [email protected], (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, [email protected], (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Por ACSP