ACSP participa de inauguração do 'hub' para atendimento à dependentes químicos no centro de São Paulo

Na última terça-feira, 11 de abril de 2023, o Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Paulo anunciou a inauguração do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, no Bom Retiro, centro da capital paulista. A iniciativa, apoiada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), contou com presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, e do presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.

O equipamento faz parte do conjunto de medidas de melhorias para o centro de São Paulo e tem o objetivo de oferecer abordagens e atendimento conjunto a dependentes químicos que se alocam na região.

Além disso, o espaço deve servir, ainda, para o gerenciamento, articulação e integração das ações desenvolvidas pelo Estado e pelo município, com total integração dos dois governos.

Administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Hub contará com 380 profissionais especializados em tratamento de dependentes químicos, gerando capacidade para 700 atendimentos clínicos e 6 mil atendimentos sociais por mês, que serão reaçozados em parceria com outros equipamentos públicos e assistenciais, como centros de reabilitação, comunidades terapêuticas, entre outros.

Dentro da estrutura do Hub, destaque para a ala de Acolhimento e Assistência Social com capacidade para acolhimentos, avaliação dos riscos médicos e clínicos 24h, além de leitos de hospitalidade dia e noite para acolhimento de curta duração e encaminhamento para demandas sociais.

O hub também possui uma ala clínica de saúde voltada para desintoxicação, centro de monitoramento do processo de recuperação e reinserção que serão feitos por meio de indicadores assistenciais e intersetoriais. Salas de multiuso também estão disponíveis para uso de grupos de mútua ajuda, espaços para grupos de abordagem de organizações missionários do centro e de apoio a grupos de familiares.

 

Por ACSP