ACSP participa do 1º Fórum Desafios para o Desenvolvimento de São Paulo

São Paulo, 07 de novembro de 2023. Na segunda-feira (6), a Rádio Bandeirantes, com apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizou o evento "1º Fórum Desafios para o Desenvolvimento de São Paulo". O encontro, realizado no Teatro Itália Bandeirantes, contou com a participação de autoridades e especialistas que se reuniram para discutir o zoneamento de São Paulo, uma das legislações mais relevantes da cidade. Ela estabelecerá as diretrizes para a ocupação do solo, determinando, por exemplo, onde serão permitidas construções e qual será o tamanho dos edifícios.

Na abertura do Fórum, o secretário de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo, José Armênio de Brito Cruz, representando o prefeito Ricardo Nunes (MDB), afirmou que "zoneamento não é simplesmente pintar o papel, você tem que olhar qual cidade está lá. Às vezes, tem uma nascente ou um bem tombado, e foi isso que a proposta do prefeito viu, uma cidade real que abrirá oportunidades para as pessoas, respeitando o meio ambiente, a cultura e a vida”.

O evento, conduzido pelos jornalistas Thays Freitas e Pedro Campos, incluiu em sua programação três painéis: "Zoneamento Urbano de São Paulo"; "O Papel do Centro no Crescimento de São Paulo", com a participação de Antônio Carlos Pela, vice-presidente da ACSP e coordenador do Conselho de Política Urbana (CPU) da entidade que, nesse ato, representou o presidente Roberto Mateus Ordine; e "Plenária com o Relator", debate que teve a presença do vereador e relator do projeto de Zoneamento de São Paulo, Rodrigo Goulart (PSD).

Em sua participação, Pela abordou a discussão e as revisões do plano diretor. “A discussão sobre o plano diretor iniciou nos anos 70. É interessante notar que, ao longo das diversas revisões do plano diretor, o centro de São Paulo nunca recebeu a devida atenção”, disse. “Somente em 1997 é que houve alguma legislação voltada para essa questão. Porém, infelizmente, ela não obteve os resultados esperados. Recentemente, foram implementados o PIU Central e o Requalifica, mas é importante ressaltar que essas medidas isoladas ainda são insuficientes para revitalizar plenamente o centro da cidade”.

Durante o evento, o vice-presidente da ACSP enfatizou as iniciativas da organização para impulsionar a revitalização da região central da cidade e encorajar a participação da sociedade na ocupação dos espaços públicos. “A Associação Comercial tem promovido eventos de ativação do centro de São Paulo. Entre as atividades realizadas, destacam-se apresentação de música, a inauguração dos Lampiões a gás no Pateo do Collegio e, no último final de semana, um passeio ciclístico que percorreu os principais pontos do Centro Histórico”.

No encerramento do evento, o vereador Rodrigo Goulart (PSD), responsável pela elaboração do projeto de revisão do Zoneamento de São Paulo, respondeu perguntas do público e anuncio, em primeira mão, a apresentação, ainda nesta semana, de um mapa completo do zoneamento sobre o qual as discussões e pleitos serão mais claramente entendidos pela população.

Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjB2osc

Por ACSP