
Nesta terça-feira (18), a Distrital Oeste sediou o 11º ACSP Presente. O evento reuniu autoridades, lideranças comunitárias e empresariais para discutir os desafios e oportunidades locais voltados ao desenvolvimento do comércio da região.
Compuseram mesa Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP; Douglas Formaglio, vice-presidente da ACSP e coordenador das Sedes Distritais; tenente-coronel Helder Antonio de Paula, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana da Cidade de São Paulo; e capitão Sato, representando o tenente-coronel Roberto de Alcantara Pinto do 2º Depósito de Suprimento do Exército e Vinicius Stefani, superintendente da Distrital Oeste.
Em suas palavras de abertura, Ordine cumprimentou Vinicius Stefani, superintendente da Distrital Oeste. “Gostaria de elogiar o trabalho que Vinicius está fazendo aqui na Lapa. Ele tem esse entusiasmo da juventude. A ACSP precisa de gente nova e com garra”, afirmou Ordine.
Stefani agradeceu o elogio e fez questão de dizer que realiza uma gestão conjunta com os vice-superintendentes da Distrital. “São eles que estão na empreitada junto comigo, trazendo o empreendedor da região para dentro da Distrital e fazendo um trabalho satisfatório”.
Formaglio discursou sobre o histórico da Lapa. “Essa Distrital tem 74 anos e abrange os bairros da Lapa, Perdizes, Pompeia, Barra Funda e Vila Leopoldina. Essa região sempre foi o segredo de grandes indústrias, de grandes comércios. Também temos até hoje muita integração portuguesa, espanhola, francesa, húngara, sírio-libanesa e italiana. Muitas conquistas para esta região tiveram o primeiro passo aqui na Distrital Oeste”, relembrou.
Na sequência, Mário Lopes, advogado e membro da Comissão de Civismo da Distrital compartilhou um projeto que realiza há anos visando à orientação aos jovens para a importância do voto pela urna eletrônica. “O projeto consiste em uma parceria com o Colégio Módulo. A juíza eleitoral visitará a escola e entregará à diretora um conjunto de cinco camisetas brancas. Cada camiseta representa uma área essencial para o desenvolvimento do Brasil: Saúde, Educação, Segurança, Justiça e Economia. Cabe à diretora ou à equipe pedagógica selecionar um aluno para representar cada área. Cada estudante que vestir uma das camisetas será o candidato responsável por defender melhorias para aquele setor e terá três minutos para apresentar suas ideias, explicando o que considera necessário para que aquela área avance e se fortaleça no País”.
O presidente Ordine elogiou o projeto e disse que a ACSP poderá estudá-lo com o objetivo de levar futuramente para as outras Distritais.
Também participaram do encontro Francisco Antônio Parisi, vice-presidente e coordenador-adjunto do Conselho das Sedes Distritais, Nelson Kheirallah e Marcos Nascimento, vice-presidentes.
Por ACSP - 18/11/2025