ACSP PROMOVE O FEIRÃO DO IMPOSTO 2021

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi sede do 18° Feirão do Imposto, promovido pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) no dia 20 de maio. O evento esteve presente em mais de 140 cidades e 16 estados de forma híbrida, com o objetivo de tirar dúvidas sobre impostos e divulgar informações tributárias para empresários e diversos setores da sociedade.

A ACSP aproveitou a ocasião para levar aos líderes do Feirão sua preocupação com a Reforma Tributária, atualmente em discussão no Congresso Nacional. “Da forma que ela está se apresentando já se sabe que será muito danosa para o comércio e prestadores de serviços. Neste ambiente de pandemia, com as micro e pequenas empresas numa situação extremamente delicada, não se justifica uma discussão desta reforma neste momento”, afirmou o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto.

Para Cotait, é necessário que haja uma fase de transição econômica proporcionando o “estancamento do fechamento das empresas e do desemprego”. “Na área tributária precisa ocorrer a postergação e o parcelamento de impostos para que os empresários consigam honrar com seus compromissos”, disse.

Os valores dos impostos pagos pelos contribuintes brasileiros sempre se mostraram exagerados e a pandemia não amenizou a situação. Em 19 de maio, o Impostômetro da ACSP já registrou a marca de R$ 1 trilhão de impostos arrecadados para os cofres públicos somente neste ano. Em 2020, esta marca só foi superada em 27 de junho e, em 2019, ultrapassou somente no dia 24 de maio.

O Feirão do Imposto contou com a presença do presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos, e do coordenador geral do Fórum de Jovens Empreendedores, Fernando Gaspar. O assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta participaram das atividades de forma virtual.

Afif Domingos foi o criador do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI), além de ser ex-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Facesp, da ACSP e do Sebrae Nacional.

Por ACSP