Na noite da segunda-feira (16), a Catedral da Sé recebeu a cerimônia de abertura oficial da programação do Natal Iluminado 2024, iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, que integra o calendário natalino paulistano. O evento contou com uma celebração inter-religiosa, seguida da apresentação do concerto natalino executado pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, e foi acompanhado por autoridades dos governos estadual e municipal, dirigentes da ACSP e outros convidados.
Ao dar as boas-vidas, o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, expressou a sua gratidão pela ocasião. “O dia de hoje é de muita alegria, estamos comemorando o início das festas do nascimento de Jesus. E nada melhor do que luz e alegria para fazer da nossa cidade cada vez mais humanizada”, disse.
O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, representando, no ato, o governador Tarcísio de Freitas, cumprimentou o presidente Ordine pelo “grande trabalho da Associação Comercial de São Paulo, em especial aqui na região central da cidade”.
Ramuth destacou a sinergia entre as administrações estadual e municipal, e afirmou que essa colaboração é benéfica para a população, especialmente a da região central.
“É um natal do pertencimento, quando o centro da cidade de São Paulo passa a ter cada vez mais um significado. O trabalho conjunto do prefeito Ricardo Nunes e do governador Tarcísio de Freitas para um centro vivo, onde as nossas crianças possam estar nas suas praças”, afirmou.
Em sua fala, o prefeito Ricardo Nunes falou da satisfação de participar do evento e destacou a importância do natal, referindo-se ao terceiro Domingo do Advento, como um momento de alegria por se aproximar do nascimento de Jesus Cristo.
“O Natal Iluminado, com o lançamento aqui na Catedral da Sé, o marco zero da cidade de São Paulo, é de fundamental importância para cada um de nós. Somado a isso, temos o Bacarelli, que vem da comunidade de Heliópolis, que traz o sentimento de comunidade, de comunhão, paz e de olhar a quem mais precisa”, declarou. Nunes ainda ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado, Associação Comercial de São Paulo e com os comerciantes, que contribuem para tornar as celebrações maiores e mais bonitas.
Após a celebração inter-religiosa conduzida por diferentes lideranças religiosas, a Catedral da Sé foi palco da apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis com o Coral Baccarelli, projeto musical da maior favela de São Paulo. O concerto Natalino, conduzido pelo maestro Edilson Ventureli, iniciou-se com o balé “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovski.
“A gente fica muito feliz de estar aqui mais uma vez, nessa ligação que temos com a Associação Comercial há mais de 20 anos”, relatou Ventureli. “É um momento bastante propício para deixar esse espírito natalino entrar nos nossos corações”.
Na sequência, o cortejo de Reisado, representando a procissão dos Três Reis Magos, recepcionava o público que deixava as dependências da Catedral e os convidava para uma caminhada no centro da cidade, mas, sem antes, de acompanhar o trenó do Papai Noel puxado por drones, na Praça da Sé.
A programação do Natal Iluminado pode ser consultada no site: nataliluminado.acsp.com.br.
Natal Iluminado
O Natal Iluminado foi concebido no ano 2000 e nasceu para transformar a capital paulista em uma cidade mais iluminada e decorada para atrair os cidadãos paulistanos ao centro, além, é claro, de convidar cada vez mais turistas para a região. Há 24 anos, a Associação Comercial iniciava o Natal Iluminado com um simples gesto: decorando sua sede, na Rua Boa Vista, suas 15 distritais e algumas praças e ruas espalhadas pela cidade. Além disso, lançava o concurso para eleger as melhores e mais criativas decorações natalinas, e assim permanecemos.
Em 2006, essa tradição ganhou um reforço e se expandiu, incluindo apresentações de canções populares e música clássica à programação de natal da cidade. Na ocasião, a Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente, ambos do Instituto Baccarelli, realizaram apresentações emocionantes nas escadarias do Theatro Municipal.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBVhYY
Por ACSP