
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, e o da CACB e FACESP, Alfredo Cotait Neto, receberam hoje (02), em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o colar de honra ao mérito legislativo, o mais alto reconhecimento da ALESP, concedido a personalidades (pessoas físicas ou jurídicas) que tenham atuado para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural paulista.
A cerimônia, uma homenagem à ACSP por seus 130 anos, foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, e teve como proponente o deputado estadual Lucas Bove (PL), que presidiu a sessão ao lado de Ives Gandra Martins, membro do Conselho Superior da ACSP; e de Wilson Victorio Rodrigues, vice-presidente da ACSP e coordenador do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE) – órgão da instituição que também foi homenageado por seus 40 anos de existência.
“Agradeço a homenagem que a ALESP faz por nossa entidade. São 130 anos de luta a favor da livre iniciativa, na defesa do empreendedor e da pequena e microempresas. E eu fico muito feliz de ser, nesse momento, o representante da ACSP, para receber, em nome dela, essa honraria”, declarou Ordine.
Antes da condecoração com o colar, Bove enalteceu a juventude empreendedora, sinalizando sua importância para o futuro do País e, na sequência, homenageou o FJE, com a entrega de uma placa em reconhecimento ao fórum, que destaca seu “excepcional compromisso e significativa contribuição na formação de jovens lideranças empreendedoras em 40 anos de atividades”.
O FJE, criado em 05 de setembro de 1984, tem por objetivos ações motivadoras e intercâmbio com órgãos congêneres, além de promover e defender a livre iniciativa e incentivar os jovens ao empreendedorismo. Em quatro décadas, esse órgão da ACSP se tornou uma escola de lideranças e produziu líderes que passaram a comandar os rumos da cidade, do estado e até do Brasil.
“Eu tenho cinco grandes referências que norteiam minha existência, sendo três delas na ACSP: Ives Gandra, Roberto Macedo e Alfredo Cotait. A instituição é usina de referências”, ressaltou Rodrigues, indicando ainda o trabalho que vem sendo realizado por Ana Cláudia Badra Cotait, como presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da ACSP. “Mulher brasileira é sinônimo de empreendedorismo, arrojo e carisma. [Ana Cotait] é a imagem dessa mulher, que tem dado exemplo para todas as demais na ACSP, que são 60% dos nossos associados”, ressaltou.
Nessa linha de valorização da juventude empreendedora, Cotait ratificou a essência da ACSP: “O nosso papel é ensinar uma nova geração que possa dar continuidade a tudo isso. E eu quero abrir as portas da Associação Comercial, junto ao meu presidente Ordine, para que os alunos [do Fundamental e Médio, por exemplo] possam frequentar a instituição e viver esse mundo da vida do empreendedorismo”, comentou se colocando à disposição de Bove em seus respectivos projetos parlamentares, na área da Educação.
“A ACSP é uma senhora que vem se desenvolvendo e se atualizando com o passar do tempo, e participou de diversos momentos importantes no nosso Brasil. Muito honrado em poder homenagear o Ordine e o Cotait. Vocês representam muito bem a ACSP, e eu gostaria de que todos da instituição se sentissem homenageados com essa nossa mais alta honraria”, disse Bove.
Ives Gandra Martins rememorou alguns feitos da ACSP, que marcaram a história do País, sobretudo a Revolução de 1932 e luta pela Constituinte, esta última liderada por Guilherme Afif Domingos, outro membro do Conselho Superior da instituição. Em sua fala, Gandra registrou que a ACSP continuará a lutar pelos princípios democráticos e justiça social.
Após apresentações dos vídeos institucionais do FJE e da ACSP, a cerimônia foi encerrada com a entrega dos colares e fotos oficiais da sessão solene.
Estiveram presentes também acompanhando as homenagens: os vice-presidentes Ivani Boscolo, Ana Cláudia Cotait e Marcos Nascimento; General Hedel Fayad, assessor para Relações Institucionais; e outras lideranças da Casa, da sociedade e entidades representativas.
Veja as fotos: flic.kr/s/aHBqjBFS6n
Por ACSP - 02/09/2024