Para que qualquer empresa sobreviva de maneira saudável no mercado, é fundamental que ela desenvolva um bom relacionamento com os seus clientes, os principais responsáveis pelo sustento do negócio. Para auxiliar o empreendedor e evitar problemas com este relacionamento, especialmente aqueles relacionados às finanças, os birôs de crédito são ótimos recursos.

Afinal, o que são os birôs de crédito?

Os birôs de crédito trabalham como bancos de dados. Funciona assim: instituições e empresas relacionadas à proteção do crédito reúnem algumas informações sobre os consumidores, como tomada de empréstimos, compras em lojas e histórico de pagamento de dívidas. Estes dados ajudam a traçar o perfil de crédito de um indivíduo ou empresa, ou seja, ajudam a identificar como eles se comportam em relação aos seus compromissos financeiros.

Muitas empresas contratam birôs de crédito, como a Boa Vista SCPC, para ter acesso a essas informações. Com os dados em mãos, fica mais fácil conhecer o risco de inadimplência envolvido em cada negociação e avaliar com mais segurança se é interessante ou não conceder crédito a determinado consumidor. Por isso, quando as vendas não são efetuadas por cartão de crédito ou à vista e o cliente não tem um histórico de compra na empresa, a análise de crédito, feita por meio dos birôs, é fundamental.

Por que as empresas precisam dos birôs de crédito?

No Brasil, o índice de inadimplência é assustador: hoje, cerca de 40% da população economicamente ativa do país está negativada, o que representa mais de 61 milhões de brasileiros com dívidas em atraso.

Sem dúvida, o montante devido por todos estes consumidores gera um enorme prejuízo às empresas, colocam em risco a sua sobrevivência no mercado e afetam o desenvolvimento da economia nacional.

Por meio das análises de crédito realizadas com os birôs, as empresas podem consultar informações valiosas sobre o consumidor, como o score - nome dado à pontuação de crédito do indivíduo ou empresa. Assim, é possível restringir crédito para pessoas que tenham alto risco de se tornarem inadimplentes e que podem prejudicar o caixa do negócio.

Além da análise de crédito: tranquilidade e segurança para a empresa

Embora o score seja uma métrica interessante e muito importante para avaliar o perfil de crédito do consumidor, em algumas situações este dado não é suficiente para conhecer o seu cliente. Pensando nisso, alguns birôs de crédito oferecem informações mais detalhadas, que ajudam a tornar a avaliação mais precisa.

Na Boa Vista SCPC, por exemplo, as análises de crédito avaliam a situação cadastral do CPF (ou CNPJ, no caso de pessoas jurídicas) junto à Receita Federal, registro de pendências financeiras e protestos, análise de comportamento com alerta de documentos e consultas anteriores e dados analíticos, como o score, e renda presumida. Com base nestas informações, a Boa Vista SCPC sugere limites de parcelas de crédito e indica ao empreendedor se é seguro ou não aprovar uma venda.

Benefícios

Com o apoio dos birôs de crédito, sua empresa pode fazer vendas mais seguras, já que terá mais informações sobre seus clientes. Este auxílio traz mais tranquilidade a qualquer empreendedor, que tem os seus riscos de prejuízos financeiros reduzidos e, por consequência, menos desgastes na relação com o público.

Agora que você já entende como funcionam os birôs de crédito e por que eles podem ser aliados no desenvolvimento da sua empresa, que tal conferir as soluções oferecidas pela Boa Vista SCPC? Clique aqui e conheça os serviços com condições especiais para associados à ACSP.


Por ACSP