Black Friday 2021: 7 dicas para impulsionar suas vendas

A Black Friday 2021 já tem data marcada para começar no Brasil: 26 de novembro. E, ao que tudo indica, a campanha deve movimentar o comércio. No ano passado, mesmo com as medidas de distanciamento social mais rígidas e os efeitos mais intensos da crise econômica desencadeada pelo coronavírus, as vendas na Black Friday cresceram mais de 30% em relação a 2019 e alcançaram a marca de R$ 5,1 bilhões, de acordo com um levantamento da consultoria Neotrust/Compre&Confie.

É verdade que a data já está próxima, mas se você sente que a sua empresa ainda não está preparada para obter os melhores resultados neste período tão importante, saiba que ainda dá tempo de fazer alguns ajustes no negócio e buscar alternativas para aumentar as vendas. A seguir, listamos sete dicas que podem te ajudar. Confira: 

  1. Aproveite o alcance das redes sociais  

Muitos empreendedores, especialmente aqueles que têm apenas um negócio físico, ainda não conseguem enxergar a real necessidade de usar as redes sociais a seu favor. Além de abrir uma conta da empresa, vale a pena considerar a ideia de investir em anúncios para impactar mais usuários com as suas ofertas. 

 

  1. Ofereça descontos reais

A Black Friday no Brasil é um sucesso de vendas, mas também desperta a desconfiança dos consumidores em relação aos descontos. Isso porque, nas últimas edições, muitas empresas aumentaram os preços às vésperas do evento para, no dia da campanha, anunciar reduções maiores nos preços. Lembre-se que conquistar a confiança do público em uma data como esta pode fidelizar clientes para o ano todo. 

 

  1. Antecipe ou estenda suas promoções e divulgações

Uma estratégia interessante que tem sido adotada por cada vez mais empresários é antecipar a Black Friday e oferecer promoções atreladas à data antes da última sexta-feira de novembro. Alguns oferecem promoções durante todo o mês, outros na semana do evento e há ainda quem faça queimas de estoque no dia seguinte. Já pensou em testar essa possibilidade?

 

  1. Controle o estoque e o caixa

Para definir a estratégia de marketing e de precificação para o seu comércio na Black Friday, não se esqueça de avaliar seu estoque e verificar com os fornecedores se os contratos de compra serão cumpridos ou se podem sofrer atrasos. 

Outro ponto de atenção é garantir que o treinamento da equipe esteja em dia para que não haja falhas no processo. As respostas aos clientes no WhatsApp, e-mail, redes sociais e todo o suporte pós-venda devem ser cordiais e transmitir credibilidade para o público. 

 

  1. Observe a concorrência

Mesmo que a sua empresa já participe da Black Friday há alguns anos, é interessante olhar para os seus concorrentes e entender suas ações. Faça uma pesquisa detalhada sobre preços, produtos e serviços oferecidos e use essas informações para alguma correção de rota no mix que vai ser oferecido durante a Black Friday.

 

  1. Utilize todas as informações disponíveis

Tomar decisões com base nas suas percepções pode até dar certo, mas basear sua estratégia para datas promocionais em dados certamente é mais seguro. O que você já sabe sobre o seu negócio que pode ajudar a melhorar os resultados na Black Friday? 

Consulte as informações sobre suas vendas nas campanhas de anos anteriores ou de outras datas importantes, como o Natal, para ter mais conhecimento sobre o perfil dos clientes – tíquete médio, tipo de produto mais buscado, queixas e necessidades mais comuns entre outros. 

 

  1. Use a data para encantar seus clientes

Como o volume de clientes na Black Friday tende a ser maior, a data é uma grande oportunidade para, além de alavancar as vendas, construir estratégias de relacionamento para buscar resultados positivos o ano todo. 

Isso pode ser feito por meio de programas de fidelização dos clientes, por exemplo. Essas informações vão ser importantes na criação de futuras campanhas promocionais e na definição de produtos, além de ajudar a aumentar a identificação da clientela com o seu comércio. 

E você? Como está preparando a sua empresa para a Black Friday? A data está se aproximando, mas ainda dá tempo de implementar algumas mudanças estratégicas e conseguir resultados ainda melhores na campanha deste ano. Esperamos que as dicas tenham ajudado e desejamos boas vendas!

Por ACSP