BLACK FRIDAY DEVE PUXAR AUMENTO DAS VENDAS EM NOVEMBRO

De acordo com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), as vendas do comércio varejista em novembro devem crescer até 3% quando comparadas ao mesmo período de 2019, sobretudo em supermercados e materiais de construção. Esse aumento deve ser puxado pela Black Friday, programada para o dia 27 de novembro, conforme previsão da entidade. 

A Black Friday servirá como termômetro para as compras de Natal, que também devem apresentar crescimento neste ano, de acordo com a FecomercioSP. Apesar das previsões otimistas, a entidade avalia que a abertura gradual dos estabelecimentos comerciais não será suficiente para recuperar as perdas do setor em 2020. “O grau de incertezas em relação à economia ainda é grande, principalmente em relação às variáveis de emprego e renda”, disse a federação.

Ela orienta que os lojistas adotem planos de fidelização de clientes e descontos em produtos levando em conta um cenário de aumento do desemprego, redução na renda e na confiança dos consumidores, a fim de potencializar o faturamento na Black Friday. Por outro lado, as margens de lucro não podem ser comprometidas, para que não sejam contabilizados prejuízos depois que a data passar.

A assessoria técnica da entidade recomenda que sejam concedidos descontos aos produtos que estão parados ou com baixo giro para lucrar na data, atendendo também às necessidades da gestão de estoques. A FecomercioSP alerta também para o frete grátis, expediente comum nessa época do ano, que se converte em custo para o comerciante e pode trazer perdas significativas.

Opção de consumo consolidada neste ano, com as restrições à operação das lojas físicas, o e-commerce promete boas oportunidades tanto para quem quer vender quanto comprar na Black Friday. O associado da Associação Comercial de São Paulo pode contar com a Vitrine ACSP para expor seus produtos gratuitamente, além de conferir dezenas de itens em termos de produtos e serviços disponíveis, tanto para o seu negócio como para necessidades pessoais. Visite e aproveite o que a plataforma tem de melhor: vitrineacsp.com.br.

Por ACSP