O Cadastro Positivo e seus benefícios ainda são desconhecidos por muitos brasileiros. Você também tem dúvidas sobre o assunto? Se a resposta é sim, continue a leitura! A seguir, explicamos alguns pontos importantes que vão te ajudar a entender melhor o que é o Cadastro Positivo e como ele beneficia o consumidor e o mercado.

Mas, afinal, o que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de pagamento das contas dos consumidores e das empresas para formação de histórico de crédito. Ele foi implementado no Brasil em 2013 para conceder um crédito mais justo, com menor risco, custos mais baixos e beneficiar, principalmente, os bons pagadores de baixa renda e a população “não bancarizada”, que não possui acesso ao crédito.

De forma geral, o Cadastro Positivo contém um histórico de bons pagamentos de financiamentos e dívidas das pessoas que não deixam suas contas atrasarem. Assim, ele funciona como um banco de dados inverso ao cadastro de maus pagadores.

Assim como os cadastros de inadimplência, o Cadastro Positivo também é mantido por instituições de crédito, como a Boa Vista SCPC.

Quais são as vantagens de participar do Cadastro Positivo?

No Brasil, as taxas de juros e fornecimento de crédito trabalham com uma média de risco. Infelizmente, em muitas situações, bons clientes acabam pagando percentuais mais altos em função dos maus pagadores.

A proposta do Cadastro Positivo é demonstrar para as empresas que o seu cliente em potencial (que também pode ser outra empresa) é, historicamente, um bom pagador. Dessa forma, o consumidor pode ter acesso a uma proposta de crédito mais justa e adaptada à sua realidade.

E como funciona?

O consumidor – seja pessoa física ou jurídica – que compartilha seus dados no Cadastro Positivo deixa o seu histórico de pagamentos disponível para a análise de instituições de crédito ou empresas que financiam seus produtos. É como uma comprovação de que ele é um bom pagador, o que pode garantir condições de negociação melhores para ele.

É a situação contrária de possuir o nome em um cadastro de devedores, que geralmente resulta em negação do crédito ou do financiamento para a pessoa já endividada.

Quais informações são públicas?

O Cadastro Positivo trabalha com informações detalhadas, mas sempre busca oferecer proteção e sigilo em relação a dados que não importam para o histórico de pagamentos do consumidor.

Ao realizar uma compra, a pessoa com perfil ativo no Cadastro Positivo terá as seguintes informações compartilhadas: dados cadastrais para a realização da compra, valor, quantidade de parcelas previstas e o valor cada uma, datas para as quais as parcelas estão programadas e pagamentos já feitos em relação àquela compra.

Muitos pensam que informações particulares da compra, como as características do produto adquirido, são divulgadas no sistema. Isso não é verdade. Na aquisição de um carro, por exemplo, o modelo e a cor do veículo não interessam para a análise de crédito, portanto, não são dados registrados.

Como é feita a inclusão no Cadastro Positivo?

Para autorizar a divulgação e a inclusão dos dados no Cadastro Positivo da Boa Vista SCPC, o consumidor deve acessar o site www.consumidorpositivo.com.br e realizar o seu cadastro, que é rápido e fácil. Feito isso, passa a ter acesso as suas informações de pagamento, de débito, e ao seu score de crédito, podendo monitorá-los sempre que julgar adequado.

O empreendedor também pode abrir o Cadastro Positivo da sua empresa gratuitamente. Para isso, o representante legal deve se dirigir a um posto de atendimento da Boa Vista SCPC e apresentar RG e CPF ou somente a CNH, documentos originais, contrato social e o CNPJ.

Ficou interessado? Clique aqui para conhecer esse e outros serviços da Boa Vista SCPC, que também tem pacotes de consulta e negativação com condições especiais para associados ACSP. Se preferir, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento para tirar dúvidas e adquirir mais informações pelo telefone: 11 3180 3737.

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por ACSP