Cartilha reúne Orientações e Protocolos de Saúde

Para ajudar os associados a adotarem as medidas protetivas à saúde de colaboradores e clientes, a ACSP lançou uma Cartilha reunindo orientações técnicas e informações sanitárias oficiais do Governo de São Paulo.

A adoção dos protocolos é fundamental para a capital paulista avançar da atual fase laranja para a fase amarela, que permite a reabertura (com restrições) de restaurantes, salões de beleza e academias. A mudança de fase pode ser anunciada até o final desta semana.

A Cartilha é mais uma importante iniciativa da entidade para apoiar os empreendedores no retorno dos negócios com segurança. Atenção especial aos colaboradores, cuidados redobrados com os clientes e organização e higienização dos ambientes norteiam o conteúdo da Cartilha.

Os clientes devem se sentir seguros e os colaboradores precisam estar engajados no processo.

Abaixo, algumas recomendações aos colaboradores:

  • Usar máscaras que cubram o nariz e a boca e removê-la corretamente.
  • Ao colocar as mãos na máscara, é preciso higienizá-las imediatamente.
  • Higienizar as mãos a cada atendimento, preferencialmente, na frente do cliente.
  • Todas as embalagens para transporte também devem ser devidamente higienizadas.
  • Ao receber pagamento, cobrir as máquinas e dispositivos com plástico.
  • Orientar filas respeitando rigorosamente o distanciamento.
  • Mantenha um colaborador do lado de fora da loja, organizando a entrada.
  • Mantenha lenços de papel e sacos de lixo próximos aos locais de trabalho dos colaboradores e oriente o uso no caso de tosse ou espirro.
  • Usar a máscara desde o trajeto no transporte público mas, ao chegar ao estabelecimento, colocar em um saco plástico para que seja higienizada em casa, e colocar outra máscara.

Organização da equipe e do espaço interno

A recomendação é que a loja não faça promoções que causem aglomerações. O ideal é limitar a permanência de pessoas a 35% da capacidade do estabelecimento, mesmo em áreas externas ou abertas.

Se houver condições, organize um fluxo para entrada de clientes e outro para saída. Também se possível, evite o ar condicionado, deixando portas e janelas abertas para aumentar a ventilação.

A limpeza e higienização de áreas comuns, refeitórios, cozinhas e banheiros deve ser redobrada.

Segundo a Cartilha, nem todos os colaboradores precisam chegar ao mesmo tempo ao local de trabalho. A criação de horários escalonados para cada setor diminui a pressão sobre o transporte público e também ajuda na divisão de horários de almoço e lanche.

O documento da ACSP também traz receitas simples e econômicas para a higienização das mãos, superfícies e ambientes.

Este é um momento que exige o comprometimento de todos na proteção à saúde das pessoas para a retomada com responsabilidade.

Acesse a Cartilha no site da ACSP.

 

Por ACSP