Clubhouse: a nova plataforma pode ajudar o seu negócio?

Criado há pouco mais de um ano, o Clubhouse é a plataforma que mais vem conquistando espaço entre os usuários na internet. A nova rede social tem como intuito gerar salas de discussões em tempo real e apenas por áudio. Nessa dinâmica, cada usuário pode escolher participar do bate-papo com o qual mais se identifica e que tem a ver com o seu nicho de trabalho ou área de interesse.

Como toda novidade, o Clubhouse tem chamado a atenção dos internautas, que desejam conhecer mais sobre a plataforma que já faz sucesso nos Estados Unidos desde o ano passado. No entanto,  ela ainda é restrita para algumas pessoas. Hoje, só conseguem usar a rede social aqueles que recebem um convite e têm smartphone com sistema iOS, um público que representa apenas 15% do mercado global.

O Clubhouse pode realmente ajudar o seu negócio?

Se por um lado as restrições do Clubhouse podem afastar a maior parte do público, por outro, a sensação de “exclusividade” oferecida pela nova rede social pode ser uma aliada de quem produz conteúdo por lá. Para os empreendedores, as publicações feitas no Clubhouse podem ser usadas como um meio de oferecer dicas sobre o seu produto, compartilhar experiências sobre o seu mercado de atuação e se posicionar, cada vez mais, como autoridade no segmento em que a sua empresa está inserida. 

Hoje, o principal diferencial do Clubhouse é a possibilidade de participar de discussões com grandes nomes, como Oprah Winfrey, Mark Zuckerberg e até artistas brasileiros — recentemente, a cantora Anitta surpreendeu ao entrar em uma discussão e dar dicas valiosas de Marketing baseadas na evolução da sua própria carreira.

Esse tipo de conteúdo pode trazer diversos insights sobre o seu negócio, o que antes só era possível em grandes eventos. Além disso, ali os oradores podem disponibilizar um tempo para responder perguntas no final do bate-papo e esclarecer perguntas mais específicas.

Além disso, ter uma visão mais realista sobre como está o mercado do qual o seu negócio faz parte também é uma vantagem da nova rede social, visto que as salas de discussões são uma espécie de podcast ao vivo.

Caso você queira potencializar a sua empresa e tornar a sua experiência mais conhecida, isso também é possível. Você pode ser orador de uma sessão, abrindo a sua experiência de negócio para todos os usuários que participarem da sua sala de discussão e se tornar referência ao falar de alguns assuntos que possuem propriedade, consequentemente, trazendo uma maior visibilidade para a sua marca.

Visão para o futuro

Atualmente, o maior desafio do Clubhouse é se manter interessante para os milhões de usuários da internet para se manter firme e conseguir se destacar entre a saturação de redes sociais.

Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Youtube, Tiktok entre muitas outras tentam abocanhar o tempo escasso dos seus usuários. Dentro do ecossistema do empreendedorismo, a nova plataforma já está conquistando o seu espaço. E você? Pretende usar esse novo recurso para potencializar os resultados da sua empresa e tornar a sua marca mais conhecida?

 

Por ACSP - 17/03/2021