CMEC realiza 2º Painel de Debates da "Mulher Autora"

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) realizou, na tarde de ontem (11/11), na Biblioteca do Comércio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o 2º Painel de Debates da "Mulher Autora”.

Iracema Valadão, coordenadora-geral do CMEC na sede e nas distritais, deu as boas-vindas às autoras: Deise Rosa, professora, palestrante, atuante nas áreas de comunicação, empreendedorismo e projetos com mulheres; Maria Cristina Machado Domingues, diretora técnica da Unidade de Negócio de Tecnologias Digitais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), mestre em Engenharia de Software; e Silvana Coelho, jornalista e consultora de viagens.

Deise, autora do livro Quebrando Paradigmas, afirmou que suas experiências de vida foram a motivação para a obra, reativando memórias, inclusive as mais antigas. "A memória é importante na vida de cada um de nós, mas muitas pessoas permanecem presas em memórias antigas e não conseguem dar um passo à frente."

O livro também aborda temas como insegurança e medo. "Como superá-los? O primeiro passo é deixar de ser codependente emocionalmente de marido, filhos, pais e até mesmo chefes", pontuou Deise.

Maria Cristina Machado Domingues falou sobre Inteligência Artificial, um dos temas do livro Histórias de Inovação, do IPT. "A IA possui tanto vantagens quanto riscos associados, pois essa tecnologia pode transformar diversos setores. No entanto, faço um alerta para os desafios éticos e sociais que devem ser cuidadosamente considerados ao integrar a Inteligência Artificial em nossas vidas e nas instituições."

Silvana, autora dos livros Turquia - Caminhos Cristãos e as Sete Igrejas da Ásia Menor e Rotas de Vinhos na Turquia, compartilhou que uma transferência de trabalho do marido a levou a viver na Turquia por sete anos. Morando lá, conheceu o país de ponta a ponta e, como evangélica, escreveu um guia turístico-religioso que estabelece um paralelo entre os locais históricos do país e os textos citados, especialmente, nos livros do Novo Testamento da Bíblia Sagrada. "A Turquia é um lugar maravilhoso e vai muito além do que estamos acostumados a ver na TV. Por isso, busquei trazer um panorama sobre o país, suas fases históricas, acrescido de um roteiro bíblico, para conduzir os leitores a lugares impressionantes, impregnados de história e recordações", finalizou.

Iracema encerrou o evento convidando todas para participarem dos eventos do CMEC e das distritais. "A nossa Campanha do Agasalho foi um sucesso, com a doação de 256.298 peças, beneficiando 66 instituições assistenciais. Tanto a Campanha do Agasalho quanto a ‘Mulher Autora' são projetos que nos trazem muito prazer e satisfação em realizar."

Ao final do evento, houve sorteio de alguns livros para as participantes, que também foram convidadas para uma sessão de autógrafos com as escritoras.

Fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBRu81

Por ACSP