Para que uma empresa alcance sucesso e consiga expandir os seus negócios, contar com funcionários produtivos é fundamental, e existem diversas maneiras para alcançar esse objetivo. Uma delas é desenvolver campanhas para motivar os colaboradores. Já pensou nessa possibilidade?

Além de estimular o engajamento, uma campanha de incentivo pode despertar no funcionário um sentimento de pertencimento, o que é fundamental para a conquista de resultados melhores e a manutenção de um clima organizacional agradável.

As campanhas de incentivo baseiam-se em um modelo de gestão que envolve motivação, reconhecimento e recompensa, e são cada vez mais adotadas pelas organizações, que enxergaram nesse formato alternativo de remuneração e concessão de benefícios um mecanismo importante para incentivar o desempenho e o aprendizado. Essa estratégia pode trazer resultados como: aumento das vendas, estímulo a determinados comportamentos e aumento da participação de mercado por meio de metas previamente definidas.

Reconhecimento

Por meio das campanhas de incentivo, é possível identificar e, em seguida, prestigiar os profissionais mais comprometidos – o que serve de estímulo para toda a equipe performar melhor.

Recompensa

Nas campanhas de incentivo, as recompensas funcionam como uma retribuição dos resultados atingidos pelo funcionário. Dessa forma, é possível estabelecer uma relação de ganhos baseada na transparência e na imparcialidade.

Mas, para realmente servir de estímulo aos colaboradores e impactar a produtividade, é importante que as ações ofereçam premiações alinhadas ao perfil e desejos dos profissionais. Para não errar, você pode fazer uma pesquisa prévia e identificar quais são as gratificações mais desejadas pelas equipes.

Planejamento

Por mais simples que sejam, as campanhas de incentivo exigem certo planejamento, devem seguir etapas e, principalmente, ter regras divulgadas abertamente, para todos os envolvidos. Isso evita qualquer dúvida por parte dos gestores e colaboradores.

O que oferecer?

Em tese, são diversas as alternativas de recompensas que podem ser oferecidas nas campanhas de incentivo. Mas a decisão das bonificações deve levar em conta alguns critérios, de forma a estabelecer níveis diferentes de premiação, de acordo com a dificuldade e a complexidade das metas previamente determinadas. Entre as possibilidades mais utilizadas, estão:

Prêmios em dinheiro: essa alternativa permite que o profissional defina por si mesmo como empregar a gratificação. Assim, há total liberdade de escolha, e as chances de deixá-lo satisfeito são maiores. É preciso, no entanto, cuidado, porque se o prêmio for recorrente, pode deixar de ser percebido pelo colaborador e passar a ser considerado como parte do salário.

Aparelhos eletrônicos: itens tecnológicos costumam ser bastante desejados, e diferentemente do prêmio em dinheiro, essas recompensas são lembradas por mais tempo, exatamente por serem úteis no dia a dia dos profissionais.

Folgas: as folgas extras são interessantes, pois propiciam oportunidades para o descanso e o lazer dos colaboradores – o que, em alguns momentos, é mais valioso para eles do que qualquer outro tipo de remuneração.

Cartões de benefício: os cartões são possibilidades interessantes, especialmente os pré-pagos, que permitem premiar os funcionários de maneira simples e flexível. O AC+Saúde, por exemplo, é um cartão que pode ser recarregado com a frequência e no valor que o empresário desejar, e os créditos podem ser utilizados pelos funcionários e dependentes para realizar consultas médicas, odontológicas e estéticas com preços mais baixos. Clique e conheça!

O que achou da ideia? Se você ainda não organizou uma campanha de incentivo na sua empresa, que tal tentar pela primeira vez e analisar os resultados da ação? Lembre-se: cuidar do seu colaborador sempre dá retorno.

 

 

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Por ACSP