Ao frequentar bares e restaurantes, um dos principais pontos avaliados pelo cliente é a qualidade do atendimento. A “personalidade” do lugar também costuma ser um fator decisivo no processo de escolha do público, que costuma estar atento a cada detalhe – inclusive o desempenho dos funcionários.

Para escolher um bom barman é importante tomar alguns cuidados, já que esse profissional contribui para fortalecer a identidade do estabelecimento. Você sabe quais pontos devem ser considerados para essa contratação? Confira:

Não confunda barman e bartender

Alguns donos de restaurantes e bares não sabem a diferença entre barman e bartender, e podem fazer confusão. O barman possui um estilo mais clássico, usa trajes sociais e costuma preparar drinques mais elaborados, enquanto o bartender, muito encontrado em festas e eventos, tem um estilo mais casual e costuma fazer “malabarismos” quando prepara as bebidas.

Faça uma boa divulgação da vaga

Anuncie a vaga em diferentes lugares: publique em sites de emprego, redes sociais e converse com a sua rede de contatos. Não se esqueça de fornecer detalhes sobre o estilo do seu estabelecimento, o perfil que você procura e acrescentar o máximo de informações sobre horário de expediente, remuneração e benefícios. Assim, você já seleciona melhor os candidatos que têm as características necessárias e estão dispostos a trabalhar no seu negócio.

 

Conheça a solução da ACSP 
para oferecer saúde e bem-estar aos seus funcionários!

 

Se o seu estabelecimento tem um site, acrescente uma página “trabalhe conosco”, mesmo que você não esteja recrutando. Aí, quando for necessário, você já tem um banco de currículos para escolher.

Saiba conduzir as entrevistas

Após avaliar os currículos, selecionar muitos candidatos para uma entrevista pode não ser interessante, porque você vai precisar de tempo para conversar com cada um e conhecê-los melhor.

Fique atento à atitude e linguagem corporal do candidato e verifique se ele se sente seguro ao falar sobre o que ele faz. É importante, também, pedir referências profissionais e procurar saber por que ele deixou a última empresa. Se possível, peça para que outra pessoa também participe do processo seletivo. Você pode escolher um sócio ou alguém da sua equipe para ajudá-lo com uma segunda opinião.

Fique atento às habilidades necessárias

O serviço de barman exige algumas habilidades, como agilidade, técnica e atenção. Faça um teste com o candidato para avaliar o desempenho e como ele se relaciona com o público.

Lembre-se que drinques básicos podem ser feitos em casa, e quando o cliente pede uma bebida fora, normalmente quer algo diferenciado. Procure saber se o candidato possui receitas próprias, como costuma combinar elementos e se ele consegue identificar preferências dos clientes. Sem dúvida, essas características farão com que o seu público fique mais satisfeito ao visitar o seu estabelecimento.

Depois de encontrar o profissional ideal, não se esqueça de fazer um breve treinamento e se colocar à disposição para esclarecer todas as dúvidas do seu novo colaborador. Assim, ele se adaptará mais facilmente à cultura desejada em seu negócio.

Gostou das dicas? A ACSP pode simplificar o seu dia a dia e ajudar o seu negócio a crescer de diversas formas. Faça parte e aproveite!

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

Por ACSP