Na hora de decidir se vamos ou não emprestar dinheiro a alguém, normalmente avaliamos quem é essa pessoa e como ela se comporta. A mesma coisa acontece com as empresas, que também querem sentir confiança ao conceder crédito e ter mais segurança de que irão receber sem dor de cabeça.

E, para que isso funcione, elas contam com uma ferramenta muito interessante: a pontuação de crédito do indivíduo, conhecida como score. Essa pontuação indica as chances de um determinado grupo de pessoas com o mesmo perfil pagar contas, e é muito utilizada por financeiras, bancos, prestadores de serviço e varejistas para conceder crédito.

Todo consumidor com uma vida economicamente ativa tem um score, que é baseado no seu histórico de pagamentos, compras e busca por crédito no mercado. Muitos, no entanto, não sabem como ele é calculado e, por vezes, não entendem o porquê da pontuação registrada.

O score Boa Vista SCPC, por exemplo, varia de zero a 1 mil, e quanto mais próximo ele estiver de 1 mil, melhor. Isso porque uma pontuação alta indica que o histórico e o atual comportamento do consumidor são confiáveis em relação aos pagamentos mensais. Por outro lado, se o histórico for baixo e o número inferior a 500, a chance de a pessoa deixar de honrar o pagamento de suas contas é maior.

Além do score, a Boa Vista oferece às empresas que concedem crédito um relatório com informações cadastrais (como nome completo e endereço), restritivas (relacionadas à inadimplência), comportamentais e analíticas (perfil de crédito) para que elas vendam e recebam com mais segurança.

O dado é calculado considerando três categorias de informações: o comportamento atual de pagamentos e dos últimos cinco anos do consumidor, a busca por crédito no mercado e as informações cadastrais. Logo, para manter um bom score, o ideal é realizar o pagamento das contas em dia, evitar solicitações de crédito frequentes, estar com o nome sempre limpo e manter um comportamento regular com relação ao pagamento das contas mensais.

Caso o consumidor solicite muito crédito na praça, deixe de pagar suas contas dentro da data de vencimento, faça muitas consultas de débito, esteja com o nome negativado ou tenha ficado com alguma negativação nos últimos cinco anos, o score pode ter alterações. Como consequência, processos de compra no crediário, empréstimos bancários e financiamentos em geral podem ser negados ou operados com taxas de juros muito altas.

Segurança e credibilidade são essenciais para quem precisa fazer negócio, e a ACSP, em parceria com a Boa Vista SCPC, oferece aos associados pacotes especiais e exclusivos de análise e verificação de crédito para pessoas físicas e jurídicas em todo o Brasil. Saiba mais!

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

 

Por ACSP