A escolha dos fornecedores é uma etapa importante e que exige muito cuidado do empreendedor. Você sabe como fazer isso?

Nesse processo, é fundamental definir critérios para selecionar a melhor opção considerando as necessidades e condições financeiras da empresa. Separamos alguns pontos importantes que devem ser levados em conta para chegar aos melhores fornecedores. Confira:

Qualidade

Esse quesito é indispensável em qualquer produto ou serviço que a sua empresa irá contratar, afinal, refletirá também na qualidade do que você vai oferecer aos clientes e na reputação da sua marca. É importante avaliar se o seu potencial fornecedor atende às especificações exigidas por lei no setor em que atua.

Preço

Antes de fazer qualquer contratação, pesquise muito e faça comparações. Muitos empreendedores pecam em escolher determinado fornecedor apenas por oferecer o menor preço, mas vale lembrar que é preciso tomar cuidado com valores muito abaixo da média do mercado. O melhor fornecedor nem sempre é o que oferece o preço mais baixo, e sim o que apresenta o melhor custo-benefício para você. Fique atento!

Produção

Outro ponto que deve ser avaliado é a capacidade produtiva do fornecedor. No primeiro contato, ainda durante a pesquisa, seja claro sobre as demandas e prazos que a sua empresa precisa para saber se aquele fornecedor poderá atender às necessidades do seu negócio.

Pós-venda

Em algumas situações, como na compra de produtos, por exemplo, o fornecedor precisa colocar-se à disposição para fazer ajustes técnicos, trocar mercadorias ou oferecer suporte para possíveis dúvidas. Verifique se a empresa que pensa em contratar leva essa política a sério.

Localização

A distância entre o consumidor e o fornecedor é um critério mais importante do que muitos imaginam. Se você não tem espaço ou condições financeiras para fazer um grande estoque e precisar realizar pedidos com prazos de entregas curtos, ter um fornecedor distante trará sérios problemas para a sua empresa.

Confiança

Estabelecer uma relação de confiança é fundamental para a manutenção de bons negócios. Conheça bem o seu fornecedor: pesquise o seu histórico, reputação e até estabilidade da empresa. Isso reduz os riscos de que ele deixe de entregar os seus pedidos e, consequentemente, prejudique a sua rotina.

Com o apoio da ACSP, você pode encontrar fornecedores confiáveis e que facilitarão o seu dia a dia. Saiba como aqui!

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

Por ACSP