Como escolher o sócio ideal para o seu negócio? Saiba o que avaliar

No mundo dos negócios, a máxima “a união faz a força” nunca perde o sentido. Isso porque o sucesso de uma empresa no mercado depende do apoio de muitas partes: seus colaboradores, os próprios clientes e, muitas vezes, de um sócio no empreendimento. Neste caso, para que a parceria dê certo, é preciso tomar cuidado ao escolher a pessoa com quem a gestão da empresa será dividida.  

Especialmente em tempos de crise, quando os negócios vão mal, é fundamental que ambos os sócios sejam resilientes e tenham equilíbrio emocional para que eventuais discordâncias e atritos não fujam do controle e, principalmente, não coloquem em risco a sobrevivência da empresa. 

Buscar sócios não é uma tarefa simples, mas observar algumas questões pode ajudar você a fazer a escolha certa. Confira alguns pontos que destacamos como fundamentais para identificar um bom parceiro de negócios: 

 

Boa convivência 

Quem tem um negócio normalmente dedica a maior parte do seu tempo à empresa. Já pensou em como deve ser ruim compartilhar todo esse período com uma pessoa com a qual você não se entende ou que tem  um perfil de difícil convivência? 

Muitos empreendedores erram ao formar uma sociedade considerando apenas o currículo profissional do parceiro — o que também é muito importante —, mas vale lembrar que, em muitas ocasiões, você irá passar mais tempo com o seu sócio do que com a sua própria família. 

 

Objetivos alinhados 

Ao administrarem uma empresa, os gestores precisam ter objetivos claros para o negócio. No modelo de sociedade, os sócios devem estar muito alinhados nesse sentido Assim, fica mais fácil evitar conflitos e fazer com que o negócio caminhe na direção certa para alcançar suas metas com mais agilidade. 

 

Capacidade de liderança 

Os sócios precisam ter a capacidade de liderar, caso contrário, não conseguirão desenvolver seus colaboradores, delegar tarefas e colocar seus projetos em prática. Mesmo quando as empresas começam pequenas e um dos sócios tem mais familiaridade com o lado operacional do negócio, é importante que ele busque desenvolver suas habilidades de liderança de forma rápida e continuamente. 

 

Características complementares 

Na hora de escolher um sócio, o empresário deve buscar uma pessoa com quem possa debater de igual para igual, já que principalmente no começo as trocas de ideias são ainda mais comuns e importantes. Outra estratégia para obter sucesso na escolha é buscar um sócio que tenha características, conhecimentos, habilidades e comportamentos complementares aos seus. Assim, os “pontos fracos” de um podem ser compensados pelas aptidões do outro.  

 

Escuta ativa 

Saber ouvir feedbacks é, sem dúvida, uma habilidade muito importante, já que uma sociedade sempre envolve visões, planos e pessoas com comportamentos. Escolha ter por perto alguém para quem você possa dizer o que sente sobre os negócios, que saiba ouvir feedbacks e devolver pontos de desenvolvimento importantes para a sua vida profissional. 

 

Proatividade

Em uma sociedade, espera-se que todos os envolvidos dêem o máximo de si para que a empresa se desenvolva. Para que isso aconteça, seu negócio precisa contar com pessoas de perfil proativo, que se comprometam a fazer mais do que se espera delas. 

Quando todos os sócios trabalham dessa forma, isso evita que um ou outro fique sobrecarregado e, assim, sua empresa pode chegar muito mais longe. 

Infelizmente, a relação entre sócios nem sempre se desenvolve da melhor maneira, mas ao observar esses pontos, escolher um parceiro de negócios que caminhe junto com você rumo à concretização dos objetivos da sua empresa ficará mais fácil. 

Na Câmara de Mediação e Arbitragem da ACSP, os associados têm condições especiais para resolver conflitos empresariais com sócios, fornecedores ou colaboradores de forma prática, com toda segurança jurídica, mas sem enfrentar a burocracia dos processos judiciais. Clique aqui e saiba mais sobre esse serviço. 

Por ACSP