Ter pessoas envolvidas é muito importante para que estratégias funcionem nas empresas. E, para que a sua equipe execute bem as estratégias que você idealiza, é fundamental que ela esteja motivada e se sinta reconhecida por realizar um trabalho bem feito.

O seu desafio é descobrir como motivar as pessoas e tornar a implementação do seu planejamento estratégico relevante não apenas para a empresa, mas também para cada pessoa responsável pela execução das ações. E isso ficará mais fácil se o seu time tiver as pessoas certas.

Equipe nota 10

Não negligencie a escolha da sua equipe, principalmente dos seus líderes. O mercado está repleto de exemplos de empresas que superaram seus concorrentes maiores escolhendo e desenvolvendo muito bem as pessoas. Desenvolva critérios objetivos para contratar e promover. Abandone critérios como amizade, simpatia ou grau de parentesco e faça uma análise criteriosa de quais habilidades, competências e atitudes cada cargo exige para que o desempenho seja excelente.

Coerência

Você precisa vender muito bem as suas estratégias entre os membros da sua equipe. Suas ações e atitudes precisam ser coerentes e estar sempre alinhadas ao seu discurso. Para que o time permaneça energizado e apoiando a implementação das ações estratégicas, ele terá que perceber coerência nas atitudes e palavras dos líderes. Você não pode, por exemplo, dizer que a equipe precisa ser otimista para alcançar as metas propostas e viver reclamando. A diferença entre o que você diz e as suas atitudes não motiva os colaboradores e ainda enfraquece a sua imagem diante deles.

Reconhecimento

Cada vitória deve ser comemorada e reconhecida. Lembre-se que, para conquistar bons resultados, sua equipe provavelmente se esforçou muito e executou tarefas difíceis. Não deixe de mostrar que você nota essa dedicação.

Comunicação

Comunicação é palavra de ordem para uma gestão estratégica de pessoas. Converse constantemente com a sua equipe, explique com clareza as estratégias da organização e por que elas são importantes. Fale, também, sobre como os resultados positivos podem gerar benefícios para a empresa e para os funcionários, e explique qual é a responsabilidade de cada um na implementação das ações.

Bem-estar

Muitas empresas ignoram o bem-estar dos funcionários por achar que esse fator não é importante para o seu desempenho econômico. E é aí que elas se enganam. Além de prejuízo financeiro e baixa na produtividade da equipe, profissionais desmotivados e frustrados podem desenvolver sérios transtornos e ter sua saúde prejudicada por muitos anos. Preocupar-se com essa questão também é papel do empregador. Clique aqui e conheça o AC+Saúde, a solução da ACSP para você cuidar da saúde e bem-estar dos seus colaboradores.

Cada ação pode ser enxergada como um projeto com começo, meio e fim, mas a gestão estratégica é um trabalho contínuo. Fique atento aos pontos que destacamos e esteja certo de que reforçando e desenvolvendo a sua equipe você estará tornando a sua empresa mais competitiva e alcançará melhores resultados.

Com a ACSP você vai mais longe.
Faça parte da nossa comunidade de empreendedores.

 


 

Conheça uma alternativa para Planos de Saúde

O Cartão AC+Saúde é uma alternativa inovadora para empreendedores que querem oferecer aos seus colaboradores e seus dependentes um incentivo ligado à saúde e bem estar.

O O AC+Saúde vai ajudar a equilibrar as contas de sua empresa. Conheça. A Associação Comercial de São Paulo é uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 100 anos se propõe a apoiar e promover as iniciativas empresariais e o empreendedorismo. Nós atuamos em benefício de nossos associados em intermediações comerciais com parceiros para oferecer produtos, serviços e soluções com melhores condições e custos menores.

 


 


Por ACSP