Você já deve ter ouvido a máxima “quem não é visto não é lembrado”. No mundo dos negócios, ela é totalmente aplicável. Seja para atrair clientes ou fortalecer a sua marca, ganhar visibilidade está sempre entre os principais objetivos do empresário, especialmente em um canal: a internet.

No Brasil, 62% dos consumidores preferem comprar on-line, segundo uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) realizada neste ano. No mesmo estudo, 83% dos entrevistados disseram acreditar que os preços praticados na internet são mais baixos do que nas lojas físicas e 75% mencionaram a comodidade como um diferencial do comércio on-line.

Diante de informações como essas, é impossível menosprezar a importância do ambiente virtual para quem deseja aumentar o número de vendas e ver o seu negócio crescer. Mas, para conquistar notoriedade e alcançar o público desejado na internet, é preciso estar atento a algumas práticas:

Investimento em redes sociais

O número de usuários nas redes sociais não para de crescer, e muitos empreendedores têm utilizado esse recurso para divulgar os seus produtos e serviços. Crie perfis nesses canais e mantenha as suas páginas atualizadas, mas lembre-se de concentrar os seus esforços nas redes mais interessantes para o seu negócio. Se você é um fornecedor de alimentos, por exemplo, pode usar o Youtube para divulgar vídeos com receitas. Se trabalha com artesanato ou acessórios, o Pinterest e o Instagram são ideais, pois geram boa exposição de imagens. Avalie o seu tipo de negócio para só então definir em quais redes ele deve estar presente.

Produção de conteúdo

Depois de definir quais redes sociais irá utilizar para divulgar o seu negócio, é importante criar e compartilhar conteúdo relevante e de qualidade com o seu público. Em muitos casos, os próprios empreendedores são responsáveis por administrar as redes sociais, e com o tempo escasso, a periodicidade de publicações se perde. Quando isso acontece, o usuário pode perceber de cara que as informações da sua página estão desatualizadas e perder o interesse pelo que a sua empresa tem a oferecer.

Se possível, escolha um responsável pela produção e distribuição do conteúdo da sua empresa e, se considerar viável, avalie a possibilidade de contratar um redator para escrever textos personalizados sobre os seus produtos e serviços.

Plataforma de e-commerce eficiente

Se o seu negócio é baseado em e-commerce, fique atento ao escolher a ferramenta de vendas. Hoje o mercado tem diversas opções, e muitas têm compatibilidade com ferramentas de busca. Esse recurso é interessante, já que muitos consumidores digitais baseiam suas decisões de compra em resultados oferecidos por pesquisas.

 

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Estratégia de anúncios

Poucas estratégias de marketing trazem resultados tão consistentes e imediatos como os anúncios. Mais uma vez, as redes sociais representam uma boa alternativa, já que permitem impulsionar publicações e conteúdos diversos de maneira segmentada e acessível, auxiliando o empreendedor a impactar o público desejado de maneira mais assertiva.

 

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Por ACSP