Após as datas comemorativas do fim de ano, que normalmente alavancam as vendas, o consumo tende a cair. Isso é natural, já que o comércio direciona as maiores promoções e planejamento de ações para as datas mais especiais, que não são tão frequentes nos primeiros meses do ano. Outro fator que contribui para desacelerar as compras é o período de pagamento de impostos importantes, como IPVA e IPTU, que consomem parte da renda da população nessa época.
Mas, mesmo nesse período, em meio a um cenário desfavorável, é interessante traçar estratégias para que a sua empresa não sinta um impacto tão intenso nas vendas. Quer algumas dicas? Separamos algumas para te ajudar. Confira:
Escolha o seu público-alvo
Para quem quer vender, definir um público-alvo é primordial. Imagine que você precisa enviar um e-mail, mas não sabe para quem ele será enviado. Com certeza, será muito mais difícil preparar a mensagem e ter certeza de que o conteúdo será bem compreendido por quem irá recebê-la.
Para vender de forma mais assertiva, você também precisa se comunicar de forma eficaz, e para isso, saber em quem você concentrará os seus esforços é muito importante. Lembre-se de que pessoas com diferentes perfis e características podem consumir os seus produtos ou serviços, mas é sempre interessante direcionar ações para um público específico. Assim, fica mais fácil despertar o seu interesse pela compra.
Prepare um bom mix de produtos
Depois de escolher o público com o qual você vai se comunicar de maneira prioritária, pense em quais produtos vão chamar mais a atenção dos consumidores com esse perfil e use-os nas suas ações. Mas fique atento: além de atender às necessidades do seu público-alvo, o mix de produtos que você pensa em oferecer também precisa conter itens que darão uma boa margem de lucro.
Elabore ações promocionais
Preparar uma boa ação promocional para esse período é muito importante. Isso porque, apesar da queda de consumo característica, o início do ano não deixa de ser uma oportunidade para atrair clientes por meio de boas ofertas e fidelizá-los para fazer vendas maiores em datas mais rentáveis. Para criar uma ação que gera resultados, fique atento ao que acontece no mercado: o que a concorrência está fazendo? Considere, também, estratégias que já foram adotadas no seu negócio e analise erros e acertos de campanhas anteriores.
Prepare a sua equipe
Você pode acertar na definição do público-alvo, escolher o mix de produtos ideal para se trabalhar e preparar uma ação incrível, mas uma equipe despreparada pode fazer com que todos os seus esforços sejam em vão e comprometer os resultados da sua empresa.
Para não ter dor de cabeça, avalie a sua equipe e dimensione o número adequado de pessoas, para que ninguém fique sobrecarregado ou ocioso. Não se esqueça de treinar o seu time, esclarecer as dúvidas de todos e passar todas as instruções necessárias para que eles desempenhem o trabalho com mais segurança.
Gostou das dicas? Fique atento aos pontos que destacamos e faça do início de ano um momento lucrativo para a sua empresa! E, para vender com mais segurança, você pode contar com os pacotes da Boa Vista SCPC com condições especiais e exclusivas para associados ACSP. Clique aqui e conheça!
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Por ACSP