Como o aumento da Selic pode impactar o seu negócio?

No início do mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar mais uma vez a taxa básica de juros da economia, que saiu de 9,25% para 10,75% ao ano. Não à toa, o tema se espalhou pelos noticiários: este é o oitavo aumento consecutivo da Selic. 

Mas, para o empreendedor, o que isso significa? Na prática, como esse indicador pode influenciar as finanças e resultados da empresa? É o que vamos explicar neste conteúdo. Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura! 

 

O que é a Selic e como o seu aumento afeta a população? 

Como já mencionamos, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Em outras palavras, é a partir dela que as outras taxas de juros são definidas.

Quando o consumidor — seja ele pessoa física ou empresa — está precisando de um empréstimo, entra no cheque especial ou até mesmo busca um financiamento, se a Selic sobe, todas as taxas de juros também vão aumentar. Ou seja: qualquer tipo de crédito ficará mais caro. 

Então, se você é empreendedor e precisa de empréstimo neste momento, é importante ter consciência de que provavelmente vai se deparar com taxas maiores. Aí, mais do que nunca, você precisará fazer uma boa pesquisa em busca das melhores condições para conseguir uma oferta de empréstimo saudável. 

Além disso, o aumento ou diminuição da Selic impacta a oferta e demanda de produtos e serviços pelo país, o que pode puxar os preços para baixo ou para cima.

Na prática, com a Selic mais alta, menos dinheiro circula na economia e o consumo também diminui. De certa forma, isso pode significar que as suas vendas também tendem a cair a médio e longo prazo. Depois, com menos demanda, os preços são reduzidos, a inflação volta a cair e o ciclo volta a se refazer.  

Mas nada de pânico: é preciso entender que essas projeções da economia funcionam como uma média. 

Isso quer dizer que o fato de a Selic estar mais alta agora não significa que o seu negócio vai faturar menos, mas indica que, de modo geral, os negócios no Brasil tendem a vender menos porque o consumo cairá. A sua empresa não necessariamente passará por essa situação. 

E é por isso que é tão importante se manter informado e ficar por dentro das mudanças que ocorrem na economia. Sabendo dessas informações, você sempre poderá se preparar para os momentos mais difíceis ou traçar estratégias para amenizar os impactos que eles podem trazer para o seu negócio. 

 

Por que a Selic está aumentando? 

A Selic é um recurso que o Banco Central utiliza para manter a inflação controlada. Neste momento, o BC está adotando uma estratégia para reverter a alta da inflação, que encerrou 2021 acima do chamado “teto da meta” e no maior nível em seis anos. 

Quando a Selic sobe, a ideia é que o crédito fique mais caro e que as pessoas, ao invés de contratá-lo, comecem a poupar mais. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe esta publicação com outros colegas empreendedores que também precisam entender melhor como funciona a Selic e ficar por dentro dos acontecimentos recentes na economia.

Por ACSP