Há quem diga que sente saudade de como era o mundo antes do “boom” das redes sociais. Por outro lado, tem gente que acredita que já não saberia viver sem estar conectado o tempo todo. Mas, divergências à parte, para quem tem um negócio, uma coisa é certa: graças às redes, hoje as possibilidades de divulgar seus produtos e serviços para mais pessoas — e a custos mais baixos — são bem maiores.
Se você não tem recursos ou não pretende investir em divulgação em mídias tradicionais, como rádio, outdoor, jornais e revistas, as redes sociais da sua empresa já podem ser bastante eficientes para tornar a sua marca mais conhecida. Mas, afinal, como usar esse recurso da melhor forma para aumentar as vendas do seu negócio? A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar. Confira:
- Saiba quem é o seu público
Para que a sua estratégia de divulgação nas redes sociais renda resultados melhores, é muito importante que você descubra quem é o seu público e quais são os seus interesses, afinal, os consumidores precisam se identificar com o conteúdo que você produz.
Algumas características que você pode levar em consideração são: faixa etária, gênero, preferências, região em que vivem e comportamento dos seus clientes.
- Tenha objetivos claros
No momento, o que você pretende ao expor seus produtos e serviços nas redes? Divulgar um novo produto? Aumentar as vendas de uma linha específica? Promover combos e divulgar promoções?
O perfil da sua empresa pode ter um foco ou uma estratégia mais abrangente, mas antes de começar a postar, é preciso que você tenha suas pretensões bem definidas e saiba onde quer chegar.
- Pesquise referências
Não há problema algum em avaliar o que outras empresas estão fazendo e se inspirar. Observe os temas, formatos de conteúdo e horário de postagens que outras empresas de sucesso estão trabalhando. Também vale a pena analisar marcas que comercializam outros produtos e serviços, mas que também conversem com o seu público.
- Faça um planejamento
Como empreendedor, você já sabe que qualquer plano precisa de organização para gerar bons resultados. E quando o assunto são as redes sociais, não é diferente.
Você pode começar fazendo um cronograma mensal e planejar três posts por semana, por exemplo. Em um dia você poderá focar no produto, em outro, contar uma curiosidade da produção, e depois trazer uma dica de uso, por exemplo. O importante é variar o direcionamento dos conteúdos para que suas páginas não pareçam catálogos e o público se mantenha interessado em acompanhar as publicações.
- Defina — e cumpra — uma periodicidade de postagens
Para que as suas redes sociais despertem o interesse do público, é importante que eles percebam que sua empresa se preocupa com a página — e a melhor forma de mostrar isso é ter constância nas publicações.
Não se preocupe se, no início, você não puder postar todos os dias: mais importante do que gerar um grande volume de conteúdo é zelar pela qualidade do que será publicado e manter a frequência que você planejou inicialmente.
- Crie uma conexão com o seu público
Lembre-se que as redes sociais são um ambiente de interação e que a sua audiência não quer ficar “falando sozinha”. Por isso, empenhe-se em responder as dúvidas dos usuários, crie ações para incentivar o público a interagir nas suas redes sociais e compartilhe histórias positivas de clientes com a sua marca.
- Acompanhe os seus resultados
Além de se programar para as postagens, você também precisa acompanhar os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Comece identificando os horários de pico na sua página e os tipos de posts que têm mais sucesso. Com base nos resultados, você vai ajustando o planejamento das suas redes sociais.
- Se puder, invista em campanhas
Se tiver alguma verba extra, invista em impulsionar posts estratégicos para alcançar mais pessoas. Se a sua empresa ainda não tem experiência com esse tipo de ação, o ideal é começar com pouco dinheiro e aumentar o investimento à medida que os resultados forem aparecendo.
Gostou das dicas? Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais, chegou a hora de separar algumas horinhas por semana para impulsionar a sua marca na internet. Os resultados podem te surpreender. Bons negócios!
Por ACSP