
Se você é adepto das redes sociais, já deve ter visto alguma dancinha engraçada que surgiu no TikTok. Mas já pensou em divulgar o seu negócio usando essa plataforma? Sabe como essa rede social pode te ajudar a reinventar seu negócio e atrair mais clientes? É o que vamos explicar agora.
O que é e por que usar o TikTok?
O TikTok é uma rede social onde os usuários podem fazer vídeos de no mínimo 15 segundos sobre qualquer tema. No Brasil, desde 2020, quando a pandemia do coronavírus começou a ganhar força e as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, a plataforma começou a servir como distração e conquistar cada vez mais adeptos.
O aplicativo mostra os vídeos para usuários com base no interesse de quem acessa, ou seja, se você estiver buscando vídeos de moda, ele irá direcionar conteúdos relacionados ao tema. Portanto, o uso do TikTok pode atrair mais usuários a conhecerem sua marca e ser um aliado importante no aumento de suas vendas.
TikTok para marcas: vale a pena?
Em 2020 o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo e ultrapassou até mesmo o WhatsApp. Como marca, você pode criar diferentes anúncios na plataforma, analisar os dados de acesso ao seu conteúdo e também incluir botões que direcionam seu público para o site profissional e e-mail da sua empresa.
Como começar a criar conteúdos para TikTok?
Para começar a criar, você precisa conhecer a plataforma e suas funcionalidades. O próximo passo é encontrar seu consumidor dentro do TikTok e entender o que esse público gosta de assistir. Então, comece a planejar conteúdos autorais.
Se faltar inspiração, dê uma olhadinha no que a concorrência está fazendo na rede e até em outras marcas fora do segmento, que também podem servir como boas referências.
Estude a plataforma e suas ferramentas
O primeiro passo para criar conteúdos no TikTok é conhecer o aplicativo. Faça o download gratuitamente, crie sua conta e adicione as informações da sua loja. Na parte inferior da tela, você vai encontrar as seguintes opções:
- Início: veja os perfis que você segue e descubra indicações para seguir;
- Descobrir: confira o que está se destacando no aplicativo e os vídeos mais populares a partir das hashtags, que podem inspirar seus novos conteúdos;
- Criar vídeo: crie seus vídeos de até 1 minuto,. Dá para adicionar um vídeo gravado anteriormente ou gravar um vídeo novo e fazer edições na hora;
- Caixa de entrada: converse com seus seguidores e veja as atividades da sua conta, como curtidas, comentários, menções a seu perfil, seguidores e atualizações;
- Eu: atualize e confira as informações do seu perfil.
Encontre seu consumidor dentro do TikTok
Se você acha que o TikTok é apenas para o público jovem, pode estar enganado. Com a popularização da internet, pessoas de diferentes idades acessam a plataforma.
As pessoas utilizam o aplicativo para se divertir com vídeos, assistir receitas rápidas ou pegar dicas para o dia a dia. Como sua loja poderia se destacar nesse aplicativo?
Um caminho interessante para começar a ter sucesso na rede social em menos tempo é se aproximar do seu público. Faça enquetes e testes em suas redes sociais ou no seu site e use os comentários para se conectar com os seus seguidores.
Além disso, acompanhe os assuntos mais postados no TikTok na aba “Descobrir” e veja quais vídeos seus clientes mais gostam de assistir.
Planeje conteúdos autorais
Agora que você já conhece o TikTok, criar conteúdos autorais fará com que o seu negócio se destaque na plataforma. Direcione sua criatividade para fazer conteúdos que sejam de interesse do seu público.
De modo geral, coreografias e dublagens são os vídeos mais criados na plataforma, então, aproveite para trazer seu lado artístico à tona.
Gostou da ideia? Você pode baixar o TikTok agora mesmo e começar a explorar os recursos da plataforma para entender um pouco mais sobre como ela funciona. Desejamos que a sua empresa colha ótimos resultados por meio dessa rede social!
Por ACSP - 18/01/2022