Todo empresário já deve ter ouvido sobre a importância de aprimorar relacionamentos para ampliar a sua rede de contatos. Assim, é possível encontrar parceiros que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios, seja trocando ideias, oferecendo produtos e serviços que a sua empresa precisa com condições melhores etc.

O problema é que, para muitos empreendedores, a timidez faz com que o networking se transforme em um bicho de sete cabeças. Se você identificou com essa situação, fique tranquilo! Listamos algumas estratégias que podem te ajudar. Confira:

Peça ajuda a quem você já conhece

Se você deseja conhecer uma pessoa e se sente inseguro para estabelecer o primeiro contato, experimente pedir ajuda a um conhecido para chegar até ela. Vocês podem ir juntos ou o seu parceiro pode conhecê-la primeiro e apresentá-los depois.

Use a tecnologia a seu favor

O avanço da tecnologia trouxe muitas facilidades à nossa rotina, principalmente quando se trata de comunicação. As redes sociais, por exemplo, são recursos interessantes para iniciar uma conversa, mas exigem alguns cuidados: não exagere na frequência de envio de mensagens, evite puxar assunto muito cedo ou muito tarde e, principalmente, entenda que relacionamentos sólidos também precisam acontecer fora da internet. Quando a conversa estiver fluindo, combine um bate-papo pessoalmente ou um encontro em uma ocasião em que os dois estarão presentes.

Prepare-se para conversar

Muita gente se considera pouco comunicativa por não gostar de conversar e, por isso, acaba desistindo do networking. Lembre-se que, em uma conversa, ouvir também é muito importante, então você não precisa falar pelos cotovelos para se sair bem. Pesquise um pouco sobre a pessoa com a qual você quer se relacionar e entenda o que é interessante para ela e o que ela pode transmitir. Dessa forma, durante o diálogo você conseguirá fazer as perguntas certas e dar espaço para que ela fale mais – além de causar uma boa impressão por saber conduzir uma conversa interessante.

Seja seletivo

Se você ainda tem dificuldades para interagir, seja mais criteriosa na escolha dos contatos em que vai investir. Você pode começar, por exemplo, definindo metas de acordo com o sei tempo disponível: proponha-se a conhecer um novo contato por semana ou a cada quinze dias, respeitando a sua rotina. Invista o seu tempo e energia em contatos que realmente poderão gerar frutos no futuro.

Participe de eventos

Falamos sobre a importância de encontros pessoais para estabelecer relacionamentos sólidos, e os eventos são uma ótima oportunidade para isso. Participar de atividades desenvolvidas para empreendedores - especialmente aquelas voltadas à área de atuação da sua empresa - é uma maneira interessante de conhecer gente nova e encontrar bons parceiros. Nessas ocasiões, puxar conversa e compartilhar experiências é muito mais fácil, pois espera-se que as pessoas presentes tenham interesses bem parecidos com os seus. Uma dica legal é chegar um pouco antes do horário de início, quando o evento ainda tem pouca gente. Assim, fica mais fácil se aproximar e iniciar conversas.

Nas 15 distritais, a ACSP promove palestras, oficinas, encontros e uma série de atividades que propiciam a troca de ideias e aprendizado para a comunidade de empreendedores. Fique sempre de olho nesta página para conferir quais irão acontecer perto de você!

 

Com a ACSP você vai mais longe.
Faça parte da nossa comunidade de empreendedores.

 

 

Por ACSP