O número de brasileiros que fazem compras pela internet não para de crescer, e hoje mais de 82% dos consumidores com acesso à Web já se renderam às compras on-line. Aliás, essa opção se tornou a predileta de muita gente: segundo um levantamento recente realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem comprar on-line do que em lojas físicas.

As vantagens que a internet proporciona são diversas: agilidade, comodidade, melhores preços e possibilidade de comparar mais ofertas em menos tempo são apenas algumas delas.

Nesse cenário, cada vez mais empresas estão buscando espaço na internet para ampliar as suas vendas, mas como muitas delas ainda não têm estrutura para criar sua própria loja virtual, os marketplaces têm sido uma boa opção. Você sabe o que são os marketplaces?

Marketplaces são sites onde há uma grande concentração de negócios que vendem itens parecidos ou não e alto fluxo de potenciais compradores. A plataforma arca com as despesas de estrutura on-line e o empresário fica responsável pela produção, embalagem, logística, pós-venda etc. A ideia é relativamente simples, mas capaz de trazer resultados bastante interessantes para o seu negócio. No Brasil, alguns dos maiores e mais conhecidos marketplaces são os sites das Lojas Americanas, Walmart, Dafiti, Mercado Livre, Extra, GetNinjas, iFood entre outros.

Achou a ideia interessante? Está pensando em começar a vender por meio de marketplaces? Então, veja algumas dicas importantes:

Planejamento

Assim como empreender em uma loja física exige planejamento, uma loja virtual também precisa de um modelo de negócio bem pensado. E lembre-se que, além de definir o modelo de negócio, é preciso testá-lo e avaliá-lo antes de investir seu tempo e dinheiro na novidade.  

Logística

Antes de entrar em um marketplace, é fundamental organizar os seus processos de logística e pensar em algumas questões importantes. Se você começar a vender por um marketplace, quem irá, por exemplo, conferir os pedidos de venda? Fique atento a essas e outras questões sobre a logística das suas vendas on-line.

Escolha com cautela

Hoje, existe uma infinidade de opções de plataformas de vendas. Escolha com muito cuidado a que você irá usar. Embora não pareça, todas são diferentes, então, leia com atenção os contratos e termos de uso e pesquise sobre cada uma fazendo comparações. Não se esqueça de também verificar as taxas cobradas pelo serviço.

E aí? Acha que está pronto para criar uma estratégia de marketplace? Se você ainda não tem experiência com vendas pela internet, pode começar conhecendo o Portal de Ofertas e Negócios, a plataforma da ACSP exclusiva para associados e totalmente gratuita. Por lá, você pode anunciar produtos e serviços que a sua empresa oferece e que podem ser úteis para outras empresas associadas. Você ganha visibilidade! Gostou? Clique aqui e conheça!

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Por ACSP