Para aumentar as vendas ou intensificar o relacionamento com os clientes, muitos empreendedores pensam em expandir a atuação da sua empresa por meio de uma loja virtual. Em outra publicação, falamos que mais de 70% dos consumidores já preferem fazer compras pela internet e explicamos o que são os marketplaces, plataformas que reúnem marcas que oferecem itens parecidos ou não.

Mas, se você acha que criar uma loja virtual própria é a melhor solução para a sua empresa vender on-line, é importante estar ciente de que alguns cuidados são necessários para que a ideia seja bem-sucedida. Assim como uma loja física exige atenção à fachada, exposição dos produtos, atendimento e questões logísticas, nas lojas virtuais também é preciso haver planejamento e, acima de tudo, organização.

A seguir, falamos de alguns pontos básicos que devem ser observados para que um negócio dê certo na internet e gere boas vendas. Está interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira.

De olho na concorrência

Para despertar a atenção dos consumidores na internet, você precisa definir estratégias competitivas. Analise quem são os seus concorrentes que anunciam no Google e em outros sites de busca e de comparação de preço. Observe os produtos anunciados, como essas marcas se posicionam no ambiente digital, com que frequência os anúncios são trocados e outros aspectos. Além de dar uma noção sobre o que as outras empresas estão fazendo, essa avaliação também pode te inspirar e render ótimas ideias para a sua loja!

Diferenciais em evidência

O seu produto ou serviço possui algum diferencial? Então, ele deve ser destacado nos anúncios! Tome cuidado, também, para não direcionar os seus clientes apenas para a sua página inicial. Levá-los para as páginas específicas dos produtos nos quais eles clicaram nos anúncios pode ser uma ação muito mais assertiva e gerar mais vendas – além de facilitar a navegação do consumidor, que gastará menos tempo procurando os itens pelos quais se interessou.

Transparência: um valor fundamental

Alguns empresários pensam que esconder ou manipular os preços dos itens e o valor do frete é uma maneira de ludibriar o cliente e vender mais, o que é um grande erro. Ao contrário: quando o consumidor interpreta a ação de uma marca como má-fé, as chances de compra diminuem e fidelizá-lo fica ainda mais difícil. Informações importantes, como valores de mercadorias, devem ser expostas de forma muito clara.

Ouça o seu público e esclareça dúvidas

Quando conhece algum produto ou serviço, o consumidor pode ter dúvidas. E, em muitas situações, um esclarecimento da empresa já é suficiente para que ele feche a compra.

Assim como uma loja física precisa de uma equipe preparada para ouvir o cliente, falar com propriedade sobre o produto, formas de pagamento e outras etapas do processo de aquisição, uma loja virtual também precisa de disponibilidade para atender às necessidades do consumidor. Você pode responder perguntas na própria internet ou, se preferir, coletar dados como telefone e e-mail para entrar em contato posteriormente e oferecer um atendimento mais atencioso. O importante é oferecer o suporte necessário o mais rápido possível.

Percebeu como vender em uma loja virtual dá trabalho? Mas, com organização e empenho, é possível alcançar ótimos resultados! Em breve, traremos novos conteúdos e mais dicas sobre o assunto.

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Por ACSP