Um dos problemas que mais afetam os brasileiros é o acesso à saúde de qualidade. Isso porque, entre 208 milhões de habitantes, apenas 47 milhões têm um plano de saúde, e o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) é insuficiente para um número tão grande de pessoas.

Há sete anos, com uma ideia inovadora e o desejo de atender a população que não pode contar com esse serviço tão essencial, um sonho nasceu em forma de empresa: a Vale Saúde.

Quer conhecer essa história? Continue acompanhando e confira a nossa entrevista com o Eduardo Brigagão, fundador e CEO da empresa.

COMO TUDO COMEÇOU?

Com uma longa experiência na área de Administração de Empresas, Eduardo já trabalhou em importantes e conhecidas redes de cartões de crédito. Foi diretor na Mastercard, presidiu a Credicard e alguns bancos até que, em 2011, identificou uma necessidade de mercado.

Eduardo: Eu já tinha muita experiência com cartões de crédito, era a minha área. Aí eu descobri um nicho que ainda não havia sido explorado no Brasil, onde eu poderia trabalhar no modelo de cartões pré-pagos: a saúde. A ideia foi desenvolver um cartão em que os clientes pudessem colocar créditos de acordo com o que usariam.

ACSP: E como isso funciona?

Eduardo: Por exemplo: o cliente vai ao médico e, com o desconto conseguido pela Vale Saúde, a consulta custa R$ 60. Ele deposita esse valor no cartão e, quando vai à clínica médica, já sabe que não poderá ser cobrado por um valor diferente daquele que já foi negociado pela Vale Saúde. Assim, nós garantimos que ele terá uma consulta ou exame de qualidade e vai pagar exatamente o que foi combinado.

A Vale Saúde é uma empresa de meio de pagamento eletrônico que administra os cartões pré-pagos. Com critérios próprios, eles selecionam clínicas, médicos e laboratórios para fazer parte da sua rede credenciada, e em seguida, negociam valores especiais de atendimento para os seus clientes.

Eduardo: Desenvolver essa rede credenciada é, para nós, uma tarefa bastante complexa, porque não oferecemos um "cartão de desconto". Nós negociamos valores para cada serviço. Um exame de colesterol, por exemplo, normalmente custa mais de 70 reais em uma clínica de qualidade. Com o nosso cartão, na rede credenciada, ele pode chegar a 4,53 reais em laboratórios de primeira linha. Então, o que nós buscamos é oferecer valores muito baixos sem abrir mão do atendimento de qualidade. Essa combinação agrega valor ao que oferecemos ao público.

Em 2013, dois anos após a abertura da empresa, a Vale Saúde já iniciou parcerias importantes.

Eduardo: Conseguimos parcerias com grandes corporações. Em Osasco, criamos uma rede credenciada para testar o serviço e o resultado foi muito positivo. Oferecemos o nosso serviço às lojas Marisa, e depois fomos espalhando a atuação para outras lojas.

 

ESTRUTURA E ATUAÇÃO

A oferta da Vale Saúde deu tão certo que, hoje, a empresa já atende em diversos lugares do Brasil. A matriz fica em São Paulo, mas a população de toda a Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília já podem contar com o serviço da empresa. E, segundo o Eduardo, a expansão vai continuar.
Eduardo: Nosso plano é que no próximo ano a gente já esteja em todas as capitais do país. Depois, queremos atuar em mais de 300 cidades brasileiras que têm mais de 100 mil habitantes.

Atingir essa meta, no entanto, não é tão simples. Em cada lugar onde a empresa pretende operar, é preciso estudar cuidadosamente os melhores profissionais e clínicas de saúde da região. Depois, a Vale Saúde entra em contato com cada um deles, apresenta as suas propostas e negocia condições para que os serviços se tornem mais acessíveis e atendam às necessidades dos clientes. O CEO explica que normalmente procura locais que já atendem planos de saúde de qualidade, mas que ainda assim, faz uma análise criteriosa dos parceiros.

Além do trabalho com as redes credenciadas, a Vale Saúde cuida da captura de transações, transmissões de dados, processamento de cartões e pagamento das clínicas médicas e laboratórios. Para que todos esses processos sejam bem executados, a empresa é altamente tecnológica.

Eduardo: Hoje, temos 17 funcionários. A equipe não é muito grande porque terceirizamos alguns serviços e, principalmente, porque os nossos processos são bastante automatizados.

Como todo empreendedor, Eduardo tem uma rotina corrida. Na jornada, ele conta com o apoio das duas filhas, que também compõem a equipe e são suas sócias.
Eduardo: Uma delas é responsável por Marketing e Tecnologia, e outra cuida da Rede de Atendimento e Atendimento aos Clientes. O nosso dia é bastante ocupado em função da empresa. Temos também uma equipe de finanças e planejamento, muito importante para que tudo funcione.

VALE SAÚDE E ACSP: CRESCENDO EM PARCERIA

Eduardo já conhecia a Associação Comercial de São Paulo há muitos anos. Recentemente, a sua empresa propôs uma parceria com a entidade. Desse contato, surgiu o AC+Saúde, mais um serviço inovador para apoiar os nossos associados.

Eduardo: Procuramos a Associação porque achamos que o nosso produto seria muito interessante para os associados, especialmente aquelas empresas menores que não podem oferecer um plano de saúde para os seus funcionários. A ACSP demonstrou interesse na proposta e também avaliou a ideia como uma facilitadora para os empresários associados. A partir daí, elaboraram um programa muito bom, com tecnologia, e o serviço em parceria já está funcionando.

O AC+Saúde é um cartão pré-pago que funciona como uma alternativa para os empreendedores que desejam oferecer saúde e bem-estar aos seus colaboradores com valores mais acessíveis e flexíveis que os encontrados no mercado.

Eduardo: Quando o associado contrata o AC+Saúde, ele, a sua equipe e os dependentes têm acesso à rede credenciada da Vale Saúde, com a mesma qualidade que oferecemos. Fizemos várias pesquisas e notamos que, quando o empresário oferece isso aos funcionários, eles ficam muito satisfeitos, até porque os créditos que eles têm disponíveis nos cartões podem ser usados pelos dependentes. Então, muitas vezes, os funcionários usam o cartão para ajudar pai, mãe, irmãos, cônjuges... Com o mesmo produto, ele beneficia a si e a toda a família, e isso é muito interessante, muito diferente.

Os empresários associados podem utilizar o AC+Saúde de diversas formas: fazendo recargas mensais ou oferecendo o recurso como uma bonificação esporádica aos funcionários. Um dos grandes diferenciais do serviço é justamente a flexibilidade, que permite ao empresário incluir créditos quando e na quantidade que quiser.

Conheça mais sobre essa novidade!

SOBRE O NEGÓCIO

Vale Saúde Sempre
Avenida Queiroz Filho, 1560 – Torre Gaivota Conj. 104
São Paulo/SP
Site: valesaudesempre.com.br

 

Você chega mais longe com o apoio das pessoas certas.
A ACSP é uma comunidade de empreendedores, venha fazer parte!

 

Por ACSP