Especialista com mais de 40 anos de experiência no setor varejista, Marcos Gouvêa, é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem. No dia 13 de setembro, Gouvêa participou como palestrante na reunião do Conselho Consultivo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) sobre as transformações estruturais no varejo. O presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, participou da reunião na mesa composta por Alfredo Veloza, coordenador do Conselho Consultivo, Nelson Kheirallah, vice-presidente e coordenador do Conselho do Varejo, juntamente com Luiz Flávio Borges D'Urso, membro do Conselho Deliberativo.
Segundo o palestrante, as perspectivas econômicas atuais no Brasil são diversas e incluem melhorias na renda real, redução do desemprego e uma queda significativa na inflação, especialmente nos alimentos. A confiança do consumidor está em um dos níveis mais altos dos últimos anos, sugerindo uma possível melhoria no consumo e nas vendas do varejo.
Gouvêa também destacou que questões como a reforma tributária ainda estão pendentes e podem afetar os preços para os consumidores, pois são eles que, em última análise, arcam com os impostos.
"Para estimular o desenvolvimento social e empresarial a curto prazo, é preciso ampliar o acesso ao crédito, simplificar o sistema tributário, melhorar a educação profissional, atualizar a infraestrutura digital, diversificar a logística com apoio privado e reorganizar a matriz energética para reduzir custos e riscos de falta de energia", declarou o palestrante.
O setor de varejo, que é um dos maiores empregadores privados do país, representa uma parte fundamental da economia e pode desempenhar um papel importante na recuperação econômica.
Confira as fotos da reunião aqui!
Por ACSP