Presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait Neto se encontrou no dia 22 de junho com o novo cônsul-geral da Turquia em São Paulo, Gürsel Evren. A visita oficial ao edifício-sede da ACSP foi promovida pela São Paulo Chamber of Commerce, braço de comércio exterior e relações internacionais da entidade, com objetivo de estreitar o já existente relacionamento entre os dois países.
O Brasil é o 18º principal parceiro da Turquia para suas importações, porém ocupa somente o 55º mercado de destino das exportações provenientes do país, embora tenha havido crescimento de 17,7% no fluxo de comércio entre ambos os países comparado ao ano anterior, mesmo durante a crise pandêmica.
Durante o encontro, que contou com a participação do vice-presidente de comércio exterior da ACSP, Roberto Ticoulat, do gerente de relações internacionais, Guilherme Fedozzi, e da adida comercial do Consulado, Cansu Zeybek, o cônsul-geral falou sobre suas propostas para aumentar a corrente comercial entre Brasil e Turquia.
Evren destacou também ações para o equilíbrio entre a balança comercial através do incremento e diversificação do volume de exportações, importações e, inclusive, investimentos, de empresários turcos e brasileiros.
Por sua vez, Cotait enfatizou a importância do comércio exterior na ACSP. “Nossa gestão está baseada em três pilares e a área de comércio exterior está entre elas. É prioritária e queremos aumentar a participação brasileira no comércio mundial”, disse.
Para Ticoulat, os países têm boas chances de se tornarem grandes parceiros comerciais. “O Brasil e a Turquia podem e devem estreitar essa parceria comercial. Temos aqui uma expressiva comunidade árabe, no qual temos um excelente relacionamento. Por que não explorar e ampliar o comércio entre os dois países?”, questiona.
Por ACSP